TV Educação passa a transmitir conteúdos da Educação Básica em Imperatriz

A TV Educação Caminho para o Saber começa a exibir conteúdos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no canal aberto 10.2 em Imperatriz. As aulas estão sendo exibidas desde segunda-feira (14) e possui uma programação que abrange toda a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), auxiliando na propagação de conhecimento durante o ensino remoto.

O projeto é parte das iniciativas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial. A exibição de conteúdos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na TV também fortalece as ações do Pacto pela Aprendizagem, firmado entre Governo do Estado e municípios com foco no apoio às redes municipais de ensino, dentro do Política Escola Digna, tendo em vista que essas etapas de ensino estão sob a responsabilidade das prefeituras municipais.

Banner divulgação Vamos Aprender Foto: Divulgação

O programa possui conteúdos de várias instituições com experiência na produção de audiovisuais para a educação, como Futura, Khan Academy, MultiRio, TV Escola, entre outros. O roteiro apresenta assuntos que seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo pedagógico.

Os programas abordam conteúdos de forma integrada nas áreas de conhecimento de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Temas Transversais. Cada programa educativo tem entre 30 e 40 minutos e segue o seguinte roteiro: abertura do programa; exibição do conteúdo educativo (sequência de vídeos); atividades para os estudantes. Mais informações sobre o Vamos Aprender podem ser obtidas em: https://vamosaprender.tv.br/programacao/#

A iniciativa é resultado da parceria do Governo do Estado com o “Vamos Aprender”, desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com parceria técnica da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e CIEB; e apoio da Unesco, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Imaginable Futures e Itaú Social.

A TV Educação Caminho para o Saber está em canal aberto e pode ser vista em 10.2 para São Luís e região metropolitana, Imperatriz e região; Codó: 9.2; Balsas: 6.2; Caxias: 8.2; Timon: 14.2 e Açailândia: 3.2.

Programação diária Vamos Aprender:

8h – Educação Infantil (Vamos Aprender)
8h30 – Educação Fundamental – Anos Iniciais – 1º, 2º e 3º Anos (Vamos Aprender)
9h – Educação Fundamental – Anos Iniciais – 4º e 5º Anos (Vamos Aprender)
9h30 – Educação Fundamental – Anos Finais – 6º e 7º Anos (Vamos Aprender)10h – Educação Fundamental – Anos Finais – 8º e 9º Anos (Vamos Aprender)

Fonte: Seduc