Adolescente de 16 anos faz apresentação com bonecos de ventríloquos no 18º Salimp

 

Crédito: Eduardo Jorge

Nesta quarta-feira (12), o dia das crianças está com diversão garantida no Salimp pela Turma Edu e Bonecos. O show é dirigido pelo estudante imperatrizense Eduardo Jorge, um jovem de 16 anos apaixonado por teatro de bonecos e que na companhia de seus ventríloquos, vai estrear uma nova encenação com o tema: A chegada do Bicho-papão.

Ele confessa de que quando criança conheceu apenas a prática peculiar, “fantochinho de espuma escondido atrás de uma casinha”, mas foi se habituando a técnica e descobriu um novo modelo, a ventriloquia, juntando as duas em suas apresentações, ventriloquia e manipulação.

“Comecei a fazer bonecos com materiais recicláveis, criei uma página no Instagram e conheci pessoas que também faziam esse mesmo trabalho, até que viram minha página e começaram a enviar materiais mais resistentes, como: pelúcia, espuma, e etc. Além dos materiais, empresas como as que fabricam os cavalinhos do fantástico e os bonecos do cocoricó, me enviaram bonecos de qualidade, e assim sigo fazendo espetáculos na minha cidade natal Imperatriz-Ma”, relata.

Crédito: Eduardo Jorge

O que é ventriloquia?

A ventriloquia é uma técnica que consiste em não mover os lábios ao falar, dando a ilusão de que o boneco é quem fala, e não o ventríloquo, é como mágica. Assim como a literatura e a música, é também uma forma de arte, podendo ser um instrumento para o aprendizado das crianças. “De fato, a arte do teatro de bonecos, é e deve ser utilizada como forma didática de ensino, não só para as crianças, mas para jovens, adultos e demais idades”, afirma Eduardo.

A apresentação é gratuita no Centro de Convenções com início as 9 horas, e promete muita interação e humor voltado para o público em geral, em especial para a criançada.

Quem tiver o interesse de conhecer mais sobre a arte do Eduardo, é só seguir seu Instagram @eduebonecos ou se inscrever em seu canal no Youtube, Edu e Bonecos.