TRE promove ação para implementar 2° turno em eleições de Imperatriz

A Câmara Municipal de Imperatriz, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), está fazendo um projeto de incentivo à retirada e regularização de títulos de eleitor em Imperatriz, para que a cidade alcance o número de 200 mil eleitores e torne possível o segundo turno nas eleições de 2024.

Segundo as autoridades, o segundo turno é importante para que haja mais democracia, uma vez que políticos estão sendo eleitos com menos de 50% de aprovação total do público.

A ação ocorre principalmente nas escolas de Imperatriz, onde grande parte do público já está apta ao voto (a partir de 16 anos) ou irá completar a idade mínima até as eleições de 2024. Para isso, equipes do TRE-MA acompanham esses estudantes em escolas e levam kits biométricos para facilitar o alistamento.

De acordo com o TRE, é preciso conseguir aproximadamente 15.573 novos eleitores/as, através de alistamento, transferências e restabelecimento de inscrições canceladas, para que seja alcançado o número de 200 mil eleitores.

Para o presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida, a ação itinerante aproxima a Corte Eleitoral de seus públicos, mostra a relevância da instituição e sua presença constante junto à comunidade.