Fiscais do Ibama flagram fazendeiro ateando fogo na Chapada dos Veadeiros

Um fazendeiro foi flagrado por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ateando fogo em uma área da Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, noroeste do estado de Góiais.

Goiás.

Queimadas no Brasil batem recorde

Os dados do Amazonas são os piores registrados em agosto entre os estados que fazem parte da Amazônia Legal, área que engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão.

A equipe que monitorava o uso do fogo na região, identificou uma fumaça no local e abordou o produtor rural. O flagrante aconteceu na segunda-feira, (30/9), e o fazendeiro disse que o objetivo era fazer a renovação de pastagem na área.

Ele foi autuado em R$ 4,7 mil por uso do fogo sem autorização do órgão ambiental competente e em R$ 1 mil por portar uma motosserra sem licença. Os fiscais exigiram ainda que o responsável apagasse o fogo para cessar o dano ao meio ambiente.  O caso também foi encaminhado ao Ministério Público de Goiás (MPGO).

parque sofreu recentemente com queimadas que duraram uma semana e consumiram mais de 6,5 mil hectares. Foi necessária a atuação de quase uma centena de bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários da Rede Contra Fogo dia e noite, sem interrupções, para apagar o fogo.

Além da multa, o delito de incêndio crimonoso pode ser punido com pena de pena de um a quatro anos de prisão.