O projeto transforma até mil obras literárias por dia de forma gratuita

Alunos da rede pública de ensino (Crédito: A Incrível Máquina de Livros)

 

A Incrível Máquina de Livros, que transforma livros usados em novos, estará na Praça da Cultura até o dia 29 e as pessoas poderão realizar as trocas de 10h às 18h. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cidadania, Infinito Cultural e pela Suzano, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural e visa incentivar a cultura por meio da leitura.

Alunos da rede pública de ensino de Imperatriz participaram do projeto que tem como objetivo atingir o máximo de pessoas possíveis. É importante ressaltar que não são aceitos livros riscados ou rasgados, gibis e materiais didáticos ou de cunho técnicos. A Incrível Máquina de Livros já passou por diversas cidades do país e tem capacidade de transformar até mil obras por dia.

Funcionamento

O funcionamento da máquina é bem simples, participante insere um livro novo ou usado, que já tenha lido e não queira mais, na unidade móvel e aperta um dos dois botões para realizar a troca. O seu livro pode ser trocado por outro adulto ou infantil, dependendo de sua escolha, e tudo isso de forma gratuita.

A máquina conta com vários títulos, entre clássicos da literatura mundial e brasileira, infantis e autores indicados ao Prêmio Jabuti. O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca destaca que “é importante apoiar esse tipo de ação, pois ela além de incentivar a cultura por meio da leitura, amplia o repertório daqueles que já possuem o costume de ler e atrai novos leitores”.

https://youtu.be/jIegmvRL05k