Maranhão está entre os quatros estados com mais focos de incêndio no país

Maranhão possui 155 focos de incêndio em agosto de 2019. Fonte: Reprodução

 

O estado do Maranhão foi um dos focos de incêndio mais intensos no país , entre os dias 25 e 26 de agosto. Segundo os dados do Censipam, o mapa de focos de calor mostrou quatro estados em que os focos de incêndio estão mais intensos: Maranhão, Rondônia, Amapá e Pará. Com um total de 155 registros de focos, o estado do Maranhão recebe apoio do Exército e Corpo de Bombeiros para a ‘Operação Verde Brasil – Combate a Incêndios Florestais e Crimes Ambientais’.

O governador do estado, Flávio Dino, anunciou um decreto que proíbe o uso de fogo para a limpeza e manejo de áreas em todo o estado para prevenir os focos de incêndio. Além do decreto e da Operação Verde, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva deslocará 35 militares para o município de Mirador, que tem registrado o maior número de queimadas no estado em 2019.

 

Queimadas na Amazônia 

A Amazônia Legal reúne os nove Estados brasileiros que têm o bioma amazônico. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao governo federal, os focos de queimada no Maranhão representam 0,6% do total registrado em toda a Amazônia Legal. Ainda segundo dados do Inpe, entre os dias 1º e 27 de agosto, foram registrados 27.496 focos de queimadas em toda na região.