Texto por Amanda Guimarães e Luana Fernandes
Foto 1 por Denise Araújo
Foto 2 por Ângela Silva
Em 2025, o número de casais que se divorciam por ano em Imperatriz aumentou de forma significativa, totalizando 2.490 casos desde o ano de 2022, chegando quase a acompanhar a quantidade de casamentos. Segundo dados dos Cartórios 1° e 2° de Ofícios, as separações são mais frequentes entre casais heterossexuais, com cerca de 90%, em comparação a homossexuais. Entre os principais motivos estão a infidelidade e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos parceiros.
De acordo com os dois cartórios, o tabelião substituto Harryson André Cordeiro Cardoso e o escrevente autorizado Ennio Di Lamartine Milhomen, afirmam que o número de casamentos e divórcios entre casais homoafetivos na cidade é muito baixa, variando entre um a dois por ano, estimativa que representa quase 0% no total. Já entre casais heterossexuais, o cenário é diferente: muitos vivem anos sem oficializar a união, e alguns só registram o divórcio muito tempo após a separação, motivados por expectativas de reconciliação ou pelo receio de enfrentar a parte formal do término.

Lucas e Lucilene durante a oficialização do casamento: taxa de divórcio não impediu o casal de tentar o matrimônio
Independentemente do gênero, as razões para o divórcio em um relacionamento costumam ser semelhantes. Entre elas, podemos citar: disputas por bens, problemas de comunicação, expectativas irreais, abuso e violência, além da falta de apoio emocional. No entanto, mesmo em meio a tantos casos de separação, o motorista Lucas Alexandre Taveira da Silva, 27 anos, e a autônoma Lucilene Morais da Silva, 25 anos, mostram que um casamento duradouro e saudável é possível. Com nove anos de relacionamento, sendo oito de namoro e um de casamento, o casal compartilha ideias e conselhos fundamentais para cultivar a felicidade a dois.
Lucas e Lucilene se conheceram por meio de amigos em uma rede social e decidiram se casar apenas para oficializar a união que já viviam. Para eles, a maioria das separações ocorre por infidelidade, falta de respeito e mentiras. Por isso, destacam que é essencial manter o respeito e a sinceridade acima de tudo. Sair da rotina, priorizar a família e se divertir juntos são algumas das sugestões que o casal deixa para quem deseja construir uma vida a dois.
BUSCAS POR AJUDA E ORIENTAÇÃO LEGAL EM IMPERATRIZ
Com o aumento das estatísticas de divórcios na cidade, é essencial conhecer as redes de apoio legais e emocionais disponíveis na nossa cidade.
- Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA)
Telefone: (99) 3526-2941
Rua: Av. Getúlio Vargas, 158 – Centro Imperatriz – MA
Horário de funcionamento: 8 horas às 17 horas (segunda a sexta)
- Divórcios em Cartório (Extrajudicial)
. Cartório do 1° Ofício
Telefone: (99) 3524-2091
Rua: Godofredo Viana, 501 – Centro Imperatriz – MA
Horário de funcionamento: 8 horas às 17 horas (segunda a sexta)
. Cartório do 2° Ofício
Telefone: (99) 3524-0122
Rua: Hermes da Fonseca, 122 – Centro Imperatriz – MA
Horário de funcionamento: 8 horas às 11 horas/ 14 horas às 17 horas (segunda a sexta)