Skate vai virar modalidade esportiva nas escolas municipais de Imperatriz

Crédito: Federação Maranhense de Skate.

A partir do segundo semestre de 2024 o skate fará parte das modalidades esportivas das escolas municipais de Imperatriz, é o que revelou Carlomam Sousa Santos, Assessor de Projetos Especiais do municípios e responsável pelo skate no Projeto Jogada Nota 10.

Atualmente, o projeto Jogada Nota 10  promove o esporte nas escolas municipais de Imperatriz e já atende mais de 800 alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 7º ano, abrangendo tanto a zona urbana quanto a rural.

Para Carlomam, que além de Coordenador também é pai e treinador de Nikoly Santos, a “princesinha do skate” de Imperatriz, que conquistou ouro na categoria iniciante do Circuito Brasiliense Feminino de Street Skate, é uma forma de valorizar o esporte que vem crescendo na cidade.

“Na minha visão, há anos o skate não vinha sendo valorizado, principalmente para os garotos e garotas que estão iniciando. Devido a alguns destaques na cidade e já termos skate nos Jogos Escolares Imperatrizense, surgiu a ideia e o interesse do ex-secretário de educação Zé Antônio em incluir a modalidade skate no Jogada Nota 10 na rede municipal de ensino que tinha só 10 modalidades. Agora com o skate são 11 modalidades”, disse o Coordenador.

O projeto também oferece espaços de formação para diversas práticas esportivas, além de incluir alunos com deficiência em modalidades como natação, basquete, voleibol, xadrez, atletismo e judô.

Carlomam Sousa Santos menciona ainda que estão fabricando uma mini pista de skate para ser usada de forma itinerante nas escolas, incentivando a prática do skateboarding. As atividades de skate devem começar no próximo mês, utilizando uma das pistas existentes no município.