Lyandra Gomes
No Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) 2024, a produção de conteúdo digital ganhou destaque com o minicurso “Creator Mobile: criando conteúdo de qualidade no seu celular”. Ministrado pelas jornalistas Daniele Lima, coordenadora de criação da Canal Grupo, e Danielle Carolina Costa, criadora de estratégias de marketing digital da mesma empresa, o curso apresentou técnicas e ferramentas essenciais para quem deseja produzir conteúdo de forma profissional utilizando apenas o telefone.

A transformação digital tornou o celular uma ferramenta indispensável no mercado de criação de conteúdo. Daniele Lima destacou que o celular é uma ferramenta muito poderosa quando se procura utilizá-lo com toda a sua potencialidade. “Você consegue gravar vídeos, editar, planejar o seu conteúdo, fazer imagens, programar seus posts, além de fazer uma comunicação genuína com o seu público e a análise das métricas”, enumerou. Daniele Lima frisou que a totalidade do trabalho pode ser produzida “de forma muito prática e muito acessível”.
O curso trouxe noções de storytelling, copywriting e planejamento estratégico, além de abordar a evolução da comunicação digital. “Falei sobre tendência de conteúdo, o que vai acontecer daqui pra frente, do que as pessoas querem ver nos seus celulares, que tipo de conteúdo elas consomem, como elas consomem, para que entreguemos uma comunicação com valor, com qualidade e resultados”, completou Daniele Lima.
Para Danielle Carolina Costa, a experiência foi especial, pois marcou seu retorno à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), agora como palestrante. “Na última edição do SIMCOM, representamos a Canal Grupo e foi um privilégio compartilhar nossa experiência e conhecimento com os graduandos de Jornalismo”.
A jornalista também ressaltou a importância de encontros acadêmicos que ampliam horizontes. “Foi uma experiência enriquecedora poder contribuir com a formação desses futuros jornalistas, mostrando as diversas possibilidades que a área oferece. O aprendizado vai muito além da sala de aula, e encontros como esse são essenciais para inspirar e ampliar horizontes”, completou Danielle Costa.
A estudante de jornalismo Sthefany Gomes, que participou do minicurso, destacou como a experiência a ajudou a compreender melhor o potencial do celular na produção de conteúdo. “No contexto atual, o celular se consolidou como a principal ferramenta de trabalho para a criação de conteúdo. Antigamente, muitas produções exigiam câmeras profissionais ou computadores, mas hoje o smartphone reúne praticamente todas as funções necessárias para capturar, editar e publicar conteúdos de qualidade”.

Ela também citou a relevância da produção de conteúdo digital como uma possível carreira. “A produção de conteúdo digital se tornou uma profissão consolidada, com influenciadores, social media e videomakers utilizando apenas o celular para gerar renda. Além disso, empresas e marcas estão cada vez mais investindo em formatos adaptados para dispositivos móveis, como vídeos curtos e transmissões ao vivo, ampliando cada vez mais as oportunidades”, comentou Sthefany.
O minicurso reforçou que o mercado digital está em constante expansão e que dominar a criação de conteúdo pelo celular é um diferencial. Com acessibilidade, rapidez e criatividade, é possível produzir materiais de qualidade e se destacar em um setor cada vez mais móvel e dinâmico.