Por: Ana Maria Nascimento
A expectativa de aumento nas vendas no setor de bares e restaurantes é altas neste final de ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos empresários esperam que os seus lucros sejam maiores aos registrados no mesmo período de 2023.
A sócia proprietária do bar Pub Fiction, Brunna Cunha, afirma que este será um período otimista para o seu negócio. “As pessoas saem mais, consequentemente, consomem mais. Muita gente que mora fora vem passar o final de ano com a família. E com certeza também se reúnem com os amigos, o que os faz sair mais para os bares e restaurantes”.
O gerente da Forneria Gourmet, Francisco Noleto, diz que a procura pelo estabelecimento se tornou maior. “Em novembro foi uma procura espontânea por causa de aniversários. Mas não está focado ainda nas comemorações de dezembro. Eu não tenho dúvida que nosso aumento vai ser gigantesco”, enfatiza.
A Abrasel também revelou que esses segmentos econômicos podem enfrentar uma crise por causa da inflação e dos custos operacionais. Brunna expõe que o maior desafio como proprietária de um bar é “a questão burocrática com a receita federal e o pagamento de impostos”. Já o gerente Francisco Noleto aponta que um outro obstáculo é a rotatividade. “Um dos principais desafios para o nosso setor este ano foi formar pessoas. Trazer pessoas novas que realmente tenham o intuito de trabalhar”, relata.
A expectativa é que haja mais movimento de clientes com as festividades, as férias de fim de ano e a chegada da primeira parcela do décimo terceiro salário, que fortalece o poder de compra das pessoas. As perspectivas positivas surgem em um cenário no qual 62% dos bares e restaurantes ainda operam no vermelho, de acordo com a Abrasel.
Apesar das dificuldades, os estabelecimentos têm encontrado formas de atrair e fidelizar os clientes. Brunna Cunha destaca que uma das suas estratégias é o investimento em marketing. “Quem não é visto, não é lembrado. Então, você tem que estar sempre investido, fazendo um ensaio de fotos, fazendo vídeos interessantes sobre drinks. Tudo isso gera um atrativo e enche os olhos, que é o que a rede social hoje mais gosta”.
Já na Forneria Gourmet, o planejamento contínuo é um dos principais passos. “Todo ano a gente faz sempre uma programação voltada para o nosso cliente. O que esse ano nós fizemos? Nós reformulamos o cardápio. E também reformamos o nosso playground, transformando em uma área climatizada. Isso tudo faz com que a gente atenda o nosso cliente com mais qualidade”, comenta o gerente.
Ficou interessado em explorar alguns bares e restaurantes da cidade? O Imperatriz Notícias selecionou opções para você conhecer e saborear pratos e bebidas do cardápio: