A boca é de longe a parte do corpo humano na qual atrai mais atenção de qualquer indivíduo durante uma conversa, então é sempre importante ficar atento no que diz respeito aos cuidados bucais. De acordo com pesquisa divulgada em 2017 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo, cerca de 240 mil profissionais, e o que mais preocupa são os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma pesquisa também realizada em 2017, foi constatado que mais de 11% da população brasileira nunca foi atendida por um dentista, o índice é maior quando separado por faixa etária, que são de 2,5 milhões de adolescentes, 8 milhões de pessoas maiores de 30 anos já usam prótese dentária e 3 de cada 4 idosos não possuem nenhum dente.

 

É importante haver uma maior preocupação com a saúde bucal, principalmente ao que se refere aos dentes, conhecido como “cartão postal” das pessoas, por isso muitos especialistas costumam ensinar o que fazer para ter uma boca impecável, por isso preparamos uma lista com os 6 principais cuidados que se deve ter:

 

1. Cuide da sua alimentação – Muitos não sabem, mas os alimentos são diretamente ligados à sua saúde bucal. Os carboidratos e sua sacarose por exemplo, não são indicados para serem consumidos diariamente, já que são ricos em açúcar, resultando assim em cáries.

 

2. Escove a língua e os dentes três vezes ao dia – A escovação é precisa ser feita diariamente, principalmente no período da manhã, ao acordar. Já na língua ficam depositadas todas as toxinas expelidas pelo seu organismo enquanto dorme.

 

3. Mantenha a calma ao escovar os dentes – Para se ter uma escovação eficaz, bastam apenas 2 minutos, mais que isso já se torna prejudicial aos seus dentes e gengivas, não faça muita força com a escova para que se preserve o esmalte do dente. Após o processo, enxague a boca!

 

4. Troque de escova – A recomendação que se tem é de que a escova dental deve ser trocada de 3 em 3 meses, além de ser deposito de várias bactérias, é importante que esteja com suas cerdas alinhadas, evitando assim que se faça pressão na hora da escovação.

 

 

5. Enxague a boca após comer – Mesmo que não seja possível escovar os dentes após se alimentar, enxague a boca com agua, pois isto elimina cerca de 50% das bactérias adquiridas.

 

 

6. Passe fio dental – O fio é importante por conseguir chegar em locais onde a escova não consegue higienizar, entre os dentes por exemplo, eliminando todo resíduos de alimentos, por isso é importante usar o fio dental diariamente para evitar o apodrecimento dos dentes, causando assim mau hálito, cárie e gengivite.

 

Veja no vídeo a seguir o passo a passo de como fazer uma boa escovação: