Repórter: Keila Gadelha e Wyldiany Oliveira

Fotos: Wyldiany Oliveira

A educação financeira tem por finalidade auxiliar alguém na administração de suas finanças, podendo ele decidir sobre investimentos da renda e poupança. De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo serviço de proteção ao crédito (SPC), 58% dos brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes tiram um tempo para ter controle sobre a própria vida financeira.

Segundo dadosda Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), aponta que no ano de 2017, 67% das famílias em São Luís estão endividadas, e que 11,6% dos devedores comentam que não tem condições de pagarem suas dívidas, e, portanto, passarão para a lista de inadimplentes.

Atualmente,esse assunto tem sido frequente devido as discussões sobre a reforma da previdência, já que o medo por ter que trabalhar mais e não conseguir se aposentar tem sido frequente nas vidas das pessoas.Segundo o Senado Federal,com a mudança na previdência, estima-se economizar cerca de R$ 1 trilhão, em dez anos.Além disso, se discutem sobre a idade mínima para se aposentar, os impactos na aposentadoria de trabalhadores rurais, de servidores públicos e outras categorias, além de propor uma nova forma de calcular benefícios e de fazer correções nos salários. Diante disso, as pessoas buscam alternativas para a aposentadoria, como investimentos e previdência privada.

De maneira a aprimorar os conhecimentos sobre educação financeira pessoal, jovens e adultos tem utilizado canais do Youtube com mais frequência.  Uma forma prática de aprender sobre como investir, economizar e lidar com as dificuldades relacionadas ao dinheiro sem sair de casa. Pensando nisso, listamos oito plataformas que têm se destacado no campo financeiro, possibilitando a pessoa conseguir a tão sonhada independência financeira.

A escolha das plataformas foi baseada em canais que oferecem conteúdos gratuitos, mas que também disponibilizam cursos pagos em seus sites. A listagem foi organizada em ordem decrescente, com base na quantidade de inscritos em cada canal em que o critério de seleção das plataformas foi termais de cem mil inscritos.

 

1º Me Poupe (3.578.655 inscritos)

No Youtube são disponibilizados vídeo aulas com todos os assuntos sobre educação financeira pessoal, totalmente gratuita, se descrevem como “a primeira plataforma de entretenimento financeiro do mundo”. Toda semana, segunda e quinta, são postados os vídeos às 19horas. Além disso, no blog da plataforma são oferecidos serviços como: planilhas financeiras, e-books e simuladores de investimentos, todos disponíveis para download.

 

2º O Primo Rico (2.382.524 inscritos)

Ativo desde 2006, o seu canal já ultrapassou a marca de dois milhões de inscritos. Tem como missão, no youtube e no blog, “ajudar investidores a se aposentarem mais cedo, com mais qualidade e mais ricos”. Aborda assuntos sobre como investir seu dinheiro, renda extra e ações para se aposentar. Disponibiliza de e-book para download e às vezes abre turmas para cursos sobre investimentos. Os vídeos são postados no canal toda as terças e quintas-feiras, as 20 horas.

 

3º Gustavo Cerbasi (651.199 inscritos)

Com 12 livros publicados e mais de seiscentos mil inscritos em seu canal, Gustavo Cerbasi conta com um diferencial. Os vídeos e os livros publicados deste youtuber, envolvem assuntos, além da educação financeira pessoal, sobre a organização e o planejamento da educação financeira familiar. Os vídeos são disponibilizados na plataforma as terças e quintas-feiras, às 9 horas.

  • Youtube:https://www.youtube.com/channel/UC_mSfchV-fgpPy-vuwML8_A/featured
  • Redes Sociais:https://www.facebook.com/GustavoCerbasiOficial
  • Sites e/ou blogs: http://www.gustavocerbasi.com.br/
  • Formação: Formado em Administração Pública
  • Publicação de livros: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Sextame, ano); Dinheiro – Os segredos de quem tem (Ed. Sextame); Filhos inteligentes enriquecem sozinhos (Ed. Gente); Finanças Para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros (Ed. Saraiva); Investimentos Inteligentes (Ed. Sextame); Mais Tempo, Mais Dinheiro (Ed. Sextame); As Mulheres e o Dinheiro, Cartas Para um Jovem Investidor (Elsevier Campus); Como Organizar Sua Vida Financeira (Ed. Sextame); Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos (Ed. Sextame); A Turma da Mônica Descobrindo O Valor das Coisas; Dez Bons Conselhos de Meu Pai (Ed. Gente); Adeus, Aposentadoria (Ed. Sextame); Empreendedores Enriquecem Mais (Ed. Sextame)
  • Oferece cursos pagos: Consultas empresariais por e-mail

 

4º Júlia Mendonça (359.816 inscritos)

Estando apenas com pouco menos de três anos com seu canal ativo, Júlia Mendonça tem mais trezentos e cinquenta mil inscritos. Em seus vídeos ela dá dicas para aqueles que querem economizar dinheiro. As postagens são realizadas três vezes por semana, segunda, terça e quinta-feira,às 18h30min.

 

5º Maiara Xavier (237.194 inscritos)

Nosso quinto colocado tem mais de 400 vídeos em seu canal com diversos assuntos relacionado à educação financeira pessoal, dos quais se destacam finanças pessoais, organização financeira e consumo consciente. O foco do canal é finanças comportamentais. Em seus vídeos ela aborda sobre como investir ganhando pouco, como juntar dinheiro e ainda explica como funciona o imposto de renda nos investimentos e outros assuntos. Os vídeos são postados semanalmente às terças e quintas-feiras.

 

6º Caio Carneiro (212.310 inscritos)

Caio Carneiro disponibiliza vídeos curtos com dicas importantes do que não fazer no dia a dia para economizar, sobre investimentos com poucos recursos e como vencer os desafios financeiramente. Além disso, seu canal conta com bate papos entre ele e outros educadores financeiros. Os novos vídeos são postados toda semana ás terças e quintas-feiras.

 

7º André Bona (205.806 inscritos)

O canal de André Bona está disponível no Youtube desde 2013, com o objetivo de ajudara investir bem e melhor seus recursos. Além disso, em seu site, ele propõe de forma totalmente gratuita que seus assinantes recebam semanalmente dicas de educação financeira. Postagem de novos vídeos semanalmente.

 

8º Academia do Dinheiro (118.383 inscritos)

A Academia do Dinheiro disponibiliza vídeo aulas com temas mais abrangentes sobre educação financeira, dos quais se destacam dicas de como manter uma estabilidade financeira, juntar mais dinheiro e como e onde investir.Além disso, o site disponibiliza um curso para que seus assinantes saiam do vermelho e possam alcançar a estabilidade financeira.