Conheça serviços públicos gratuitos que você (ainda) não sabia que estavam disponíveis

Repórteres: Carllos Alcântara

Iany Santos

Foto: SECOM/ GOV.MA

 

Muitas pessoas já passaram apertos em situações que poderiam ser solucionadas com a ajuda do poder público, alguns problemas são até inconstitucionais, como o direito de ir e vir, mas em muitos dos casos, falta conhecimento da população sobre os serviços extras que o poder público oferece para toda a cidade, em muitos dos casos, falta a divulgação por parte dos governos que gerenciam serviços de utilidade específica, o que contribui para a baixa demanda de programas que são de bom uso para pessoas que apresentam deficiências motoras.

Alguns serviços não são novos, são ofertados há mais de dez anos, outros, são novas ideias de gestores públicos e que estão dando certo para reduzir as desigualdades sociais, ou até mesmo deixar a cidade mais limpa, ou melhor, gerar empregos. O acadêmico Rafael Pestana destaca que “a iniciativa do poder público para problemas corriqueiros da população, deixa a vida de todos mais fácil, garante direitos essenciais, gera mais trabalho e cidadania, mas ainda falta publicidade dos órgãos gestores para popularizar esses serviços”.

O levantamento de um dos serviços ativos, contabiliza mais de dez mil atendimentos, cerca de 200 empregos gerados e uma economia anual em mais de R$500 mil na prevenção de danos materiais ao patrimônio público e recursos humanos, outro já acumulou um estoque de mais de 65,5 toneladas em materiais recicláveis, dobrou a renda de famílias participantes dos serviços e criou uma rede de ecopontos em toda a extensão municipal, em balanços divulgados pela Prefeitura em Imperatriz.

Um dos serviços mantido pelo Governo Estadual já contabilizou cerca de 111 mil viagens, totalizando 62 mil atendimentos, mais de 6.200 cidadãos atendidos em contagem estipulada pela Agência de Mobilidade Urbana, autarquia mantenedora do Travessia. E de quebra, o projeto participa ativamente de eventos como o Carnaval, garantindo a participação do público nas festividades anuais.

Levando em consideração os dados e a pouca visibilidade atribuída à esses serviços, o Imperatriz Notícias fez uma lista dos serviços públicos que você provavelmente ainda não conhece, ou provavelmente, ainda não sabe como usar.

 

  1. Travessia

 

O serviço oferecido pelo Governo do Estado é um suporte para o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Nesse público estão incluídos idosos, cadeirantes, crianças com microcefalia, hidrocefalia, ou qualquer deficiência neurológica que as possam impedir de se locomoverem independentemente. Em Imperatriz, o porte é de quatro vans e uma minivan, todas equipadas com elevadores e apresentam a disposição para transportar acompanhantes. As viagens são agendadas, com no mínimo 48 horas de antecedência. A oferta é disponibilizada todos os dias da semana, inclusive feriados.

Como utilizar?
É possível contatar o serviço nas Unidades do VIVA/Procon. Em Imperatriz, o órgão é localizado no prédio do Imperial Shopping.

Telefones para contato:

0800 606 4655 – Disque Travessia
(99) 3524 8466

(99) 99177 8442

 

2. Cata-treco

 

Sabe aquele móvel que estragou? Não serve mais pra nada? Quer descartar ele? O serviço oferecido pela Prefeitura de Imperatriz, recolhe praticamente tudo o que a coleta regular de resíduos sólidos não apanha. E o melhor de tudo. É grátis! Móveis, entulhos, eletrodomésticos, podem ser recolhidos tranquilamente pelos funcionários da Limpeza Pública.

Como utilizar?

O serviço pode ser utilizado a partir do agendamento por WhatsApp pelo número (99) 99162-6101, as equipes atuam em dias úteis, das 8h às 18.

 

3. Saúde Mental

 

Precisa de ajuda com a saúde mental? Ou prometeu a si mesmo que começaria a terapia nesse ano? O ambulatório de Saúde Mental, mantido também pela Prefeitura de Imperatriz, oferece suporte psicológico e terapêutico para toda a população local. Como o órgão faz parte da rede do Sistema único de saúde, o custo segue como os outros serviços oferecidos pelo sistema. Nenhum!

Como utilizar?

Atualmente, por razões da pandemia do novo coronavírus, o atendimento segue sendo online, por agendamento, por meio do número de WhatsApp (99) 99150-8693

 

 

4. Coleta Seletiva

Ainda no ritmo dos serviços de Limpeza Pública, a Prefeitura dispõe de recolhimento domiciliar de resíduos sólidos recicláveis. O que é recolhido, vai para o processamento da Associação Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, gerando emprego para cerca de 20 famílias que atuam na sede da Associação. Materiais como plásticos, papéis, vidros e metais são coletados pelas equipes da Prefeitura. O serviço funciona em dias úteis.

Como utilizar?

A coleta é feita regularmente em bairros como Nova Imperatriz e Centro, porém, coletas especiais podem ser agendadas pelo WhatsApp do número (99)

 

5. Acesso à equipamentos esportivos públicos.

 

Em Imperatriz, uma piscina pública olímpica é mantida pela Prefeitura no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, o antigo Fiqueninho, localizado na Av. Bernardo Sayão. Para acessar, os trâmites são disponíveis no Prédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, também na mesma área do Complexo Esportivo. Para utilizar a piscina, em específico, é necessário realizar exame dermatológico parasitológico. Caso o objetivo seja outros equipamentos públicos, não é necessário o exame médico, apenas o ofício disponível nos links oficiais da Prefeitura. Mais informações podem ser consultadas nesse link (https://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/sedel/modelo-de-oficio-solicitacao/)

Como utilizar?

Montar o modelo de ofício disponível no link, encaminhar à sede da SEDEL, munido de fotocópias de RG, CPF e comprovante de residência.

 

6. Testagem coletiva para Coronavirus nas UBS

 

A Parceria Público-Privada da Prefeitura de Imperatriz, ampliou a testagem em massa da população em relação ao novo coronavírus. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde, referenciadas pela Prefeitura para o enfrentamento ao vírus receberam reforços aos testes para COVID-19, e agora oferecem a testagem para toda a população.

Como utilizar?

Basta se dirigir para qualquer uma das Unidades referenciadas para o enfrentamento do Coronavírus (UBS Cafeteira, Milton Lopes, no Bacuri e Vila Nova), munido de RG e cartão do SUS.

 

7. Acompanhamento Nutricional no Restaurante Popular e Universitário

Mais um serviço de saúde pública no acesso à população. As nutricionistas do Restaurante Popular e Universitário, mantido pelo Governo do Estado também oferece acompanhamento nutricional mediante agendamento para toda a população. Além de oferecer as refeições, duas nutricionistas ficam ao dispor da população para orientações e consultas nutricionais.

 

Como utilizar?

Basta comparecer à undiade do RPU na Av. Godofredo Viana, em cruzamento com a Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, todas as orientações são cedidas no local.