Conheça melhor os serviços oferecidos pelas seis funerárias de Imperatriz

Texto e fotos: Wanderson Souza e Nathielly Maria

A morte, por ser algo inevitável e um momento difícil enfrentado por familiares e amigos, torna-se necessário ter conhecimento dos serviços das funerárias que atuam na cidade, uma vez que são essas entidades que dão suporte mínimo no processo de despedida. Atualmente, a cidade de Imperatriz conta com seis funerárias ativas para atender seus cidadãos, que somam cerca de 258.016 habitantes,de acordo com a pesquisa de 2018 feita pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, elas costumam atender outros municípios próximos da região sul do Maranhão. Todas oferecem os serviços funerários tradicionais, que envolve cuidar dos requisitos básicos de um funeral, tais como: a venda de caixões, ornamentação com flores, translado (transporte do corpo em carro fúnebre), tanatopraxia (conservação do corpo ou reconstituição no caso de deformação do cadáver), necromaquiagem facial (aplicação de maquiagem na face do cadáver) e vestimenta, além de itens extras de oferecimento específico de cada funerária.

A cremação, técnica funerária que reduz o corpo a cinzas através da queima do cadáver, mesmo sendo uma alternativa para eliminar o sepultamento, não possui grande demanda dentro do município, por conta de ainda ser um tabu. Mas aos que querem optar por essa prática, há, dentro do Maranhão, uma funerária na capital São Luís, a 629 km de Imperatriz, chamada Pax União, onde é a única empresa dentro do estado responsável por prestar esse trabalho. Com isso, em primeira e última ocasião, para que todos saibam como e onde recorrer quando o assunto tratar de contratação de serviço funerário, o Imperatriz Notícias resolveu listar todas as 6 funerárias localizadas em Imperatriz. Levamos como base e critério de escolha o valor mínimo e máximo, em média, do serviço prestado, o que estar inserido dentro do serviço oferecido, o que cada empresa oferece de vantajoso em relação umas às outras, além das formas de pagamento e o endereço.

Liv Planos – Funerária Perpétuo Socorro

Localizada na rua Bom Jesus, número 111, Centro, a Funerária Perpétuo Socorro está em atividade há 45 anos e se destaca como pioneira na cidade. Oferece maior comodidade por ter em seu espaço sala de velório e suíte para as famílias.

Valor do serviço: pode custar de R$1,500 até R$30 mil.

Mensalidade: vendem planos que podem custar de R$40,00 a R$185,00.

• Caixão
  • Vestuário
  • Livro de presença
  • Bíblia
  • Bebedouro, tenda e lanche
  • Tanatopraxia

• Sala de velório
  • Suíte
  • Serviço de copa (que são as coisas servidas no velório)
  • Paramentação de metal, conforme religião

Formas de Pagamento:

• Dinheiro; Cartão; Dependendo da consulta aceitam cheque.

Funerária Pax Imperial

Com atendimento acessível, a Funerária Pax Imperial está no mercado há pouco mais de 10 anos, fica localizada na rua Benedito Leite, número 701, Centro.

Valor do serviço: pode custar de R$1,000 até R$30 mil.

• Urna (caixão)
  • Véu e bíblia
  • Tanatopraxia
  • Necromaquiagem facial; roupa; flores;

Clube de Vantagens:

• Acompanhamento social de informação com uma Assistente Social que tem função de orientar quem contrata o serviço.

Formas de Pagamento:

• Cartão, Dinheiro e Cheque.

Funerária Angelus

Com mais de 17 anos de atendimento, a Funerária Angelus se localiza na rua Benedito Leite, número 878, centro, próximo ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e traz consigo um ambiente estruturado e receptivo para com os clientes. Além de uma diversidade com as suas urnas (caixão).

Valor do serviço: pode custar de R$1,500 a R$1,600.

Mensalidade: R$ 30,00 para associados.

• Roupa
  • Necromaquiagem
  • Tanotapraxia

Clube de Vantagens:

• Descontos aos associados.
  • Tem sorteio todo mês de prêmios aos associados e dependentes, basta ter as mensalidades em dias para participar.

Dinheiro, Cheque e Cartão

Funerária Pax Imperatriz

Com 22 anos de atividade, a Pax Imperatriz se localiza na rua Luís Domingues, número 850, centro. Além de grande profissionalismo, essa funerária se destaca com um trabalho mais humano para com as pessoas em condições financeira vulnerável.

Serviços oferecidos:

O valor do serviço funerário é relativo, pois cada item que envolve o funeral tem o seu valor.

• Tanotapraxia
  • Translado
  • Funeral: incluso coroa, vestuário, necromaquiagem com troca de roupa (você pode solicitar a roupa ou trazer de casa), tenda, véu, tapete, barraca.

Clube de vantagens:

• Tratamento para com o cliente.
  • Tem convênio com a Pax União de São Luís, que em casos de solicitação de cremação, a funerária realiza translado e o valor é negociado diretamente com o cliente.
  • Em caso de famílias que comprovem ter condições socioeconômicas baixas ou em vulnerabilidade, a funerária pode doar o caixão.

Formas de pagamento:

Cartão, dinheiro ou cheque.

Funerária Tocantins

Localizada no centro de Imperatriz, a Funerária Tocantins fica na rua Luís Domingues, número 986 e atua há pouco mais de 35 anos, oferecendo conforto e comodidade para com os seus clientes.

Valor do serviço: pode custar de R$1,500 até R$30 mil.

Mensalidade: não há essa opção.

• Translado
  • Tanotopraxia: Roupa, necromaquiagem, coroa, tenda, bebedouro, cadeiras.

Clube de vantagens:

• Assistência para os familiares na emissão de documentos de óbito.
  • Forma de tratamento para com o cliente e a família.

Formas de pagamento:

Dinheiro, cartão ou cheque.

Funerária Aliança

A funerária Aliança é a mais distante do centro, mas não deixa de atender toda a comunidade. É a mais nova da cidade e possui pouco mais de 6 anos no ramo empresarial. Fica localizada na Avenida Castelo Branco, número 06, Vila Vitória, sentido Davinópolis.

Valor do serviço: pode custar de R$1,500 até R$10 mil.

• Bíblia
  • Coroa de flor
  • Água
  • Garrafa térmica