Por: Wanessa Natali
O dia da consciência negra é comemorado agora dia 20 de novembro, sendo um marco para a representatividade , além de tudo isso marca a luta do movimento negro, sendo igualdade social ao combate de racismo no Brasil. O dia é oficialmente celebrado desde o ano de 2011 no calendário brasileiro, mais é sempre bom lembrar que essa comemoração vem de muitos anos.
Pra quem não sabe a data vem para homenagear o zumbi dos palmares , um dos últimos líderes do Quilombo que foi assassinado por bandeirantes em 20 de novembro no ano de 1695, exatamente o dia que a data é comemorada. Por isso o Centro de Tatajuba em Imperatriz vem trazendo esse leque de diversidade, agora no mês de novembro as programações são voltadas com atividades e oficinais, que movimenta o Centro Cultural da Cidade, reforçando ainda mais a importância dessa data e da luta constante.
Vale ressaltar que todas as atividades contam com o patrocínio do Instituto cultural vale e o apoio da Suzano, pela lei federal de incentivo, a lei 8.313/1991, que viabiliza a captação e canalização de recursos ao setor da cultura.
A Professora Eró Cunha também é mentora do concurso de Desenho Afros que ocorreu na tarde desta quinta-feira (09) às 15h no Espaço no Centro Cultural, Eró comentou que o projeto é voltado principalmente para cunho pedagógico e cultural, é que envolve Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto Rede Municipal e Estadual, o encontro de desenho ofertou premiações como certificados e troféus e premiação de aparelhos tecnológicos. A exposição pode ser vista até o dia 15 de novembro, onde estarão expostos na Galeria Do Sol.
A Professora tem um legado importante para esse meio, além de ser mulher negra, e ativista social, ela foi a primeira palhacinha carinhosamente apelidada de “ Laranjinha”
O evento estará recheado de programações para cada estilo, principalmente pra quem é apaixonado por culinária, entre outros, confira mais sobre:
Culinária:
Nos dias 8, 22 e 29 será realizado a oficina culinária cozinha básica para iniciantes, podem participar jovens de até 18 anos , vai ser ministrado pela culinarista Kiko Lacerda, a experiência dessa oficina vai trazer principalmente ensinamentos básicos para você se aperfeiçoar mais na cozinha, vai ser preparados arroz, saladas, sobremesas, lanches e massas. Uma infinidade de receitas para você sair um chefe de cozinha.
Oficina de culinária: A oficina de preparos de coco ocorrerá entre os dias de 13, 20 e 27 e vai ser lecionada também pelo professor Kiko Lacerda, e quem possuir mais de 18 anos pode se escrever, vai ser uma experiência nova para você aprender mais como aproveitar suas receitas com base no coco, com técnicas e preparos. No próximo dia 17 vai ser oferecido preparo de biscoitos e bolachas até mesmo para você usar na sua estratégia de vendas, o marketing está presente em tudo hoje em dia.
Música:
No dia 10 de Novembro, o convidado da vez é o cantor Erasmo Dibell com a participação Zeca Tocantins para uma noite de conversas e muita música, a partir das 19h da noite, aberto ao público, a programação é destinada para acima de 16 anos, Zeca é Cantor, Compositor, Poeta, e Produtor Cultural. Ele compôs o corpo de integrante da academia Imperatrizense de Letras.
O fim de programações deste mês de Novembro será realizado no dia do ciclo de oficinas – Impulsionando Jovens Empreendedores, destinados para jovens até 29 anos, se você não conferiu essa matéria confira aqui: https://imperatriznoticias.ufma.br/tatajuba-lanca-oficinais-para-jovens-empreendedores-para-o-mercado-criativo/
Para quem quer saber mais sobre, é só ir pelas redes sociais da instituição, no Instagram @centroculturaltatajuba ou informações por telefone/ WhatsApp (99) 99133-0405.