Com uma área de 331 km² e população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, o Estado do Maranhão é extremamente rico em belezas naturais, culturais e históricas. Os manguezais, rios, desertos tropicais, praias e cachoeiras compõem o cenário deste paraíso do nordeste brasileiro que você precisa, o quanto antes, conhecer de perto. O Maranhão é um dos maiores estados do nordeste brasileiros e apresenta um rico ecossistemas composto. A localização entre as regiões nordeste e norte abriga belezas naturais típicas do nordeste com toda a audácia e esoterismo da região norte do país. 

Conheça agora 8 pontos turístico no Maranhão para passar as férias:

A Ilha dos Lençóis faz parte do município de Curupuru e fica em meio a uma das maiores áreas de manguezal do mundo. A região tem paisagens de belezas únicas que compõem um cenário paradisíaco no litoral maranhense. A ilha é formada por um campo de dunas de até 35 metros de altura, trilhas selvagens em meio ao manguezal e é um santuário para aves como o jaçanã, garças e guarás. Também é conhecida pelas suas praias desertas, algumas com quilômetros de extensão.

 

A cidade histórica de Alcântara está localizada a poucos quilômetros (em linha reta) de São Luís se o acesso for feito de barco através da bairro Praia Grande no centro histórico da cidade, se o acesso for feito por condução própria é necessário percorrer 421 km dando a volta pela ilha.  Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do estado e foi erguida entre os séculos 18 e 19. Grande vestígios do passado podem ser conferidos no diversos casarões coloniais, nas praças e nas ruínas espalhadas do pequeno município.

 

Outra opção de cidade para percorrer os Lençóis Maranhenses, é a antiga vila de pescador Atins, a cidade só possuí ruas de areias finas e não possuí iluminação pública, o destino fica bem próximo de diversas lagoas e vem sido chamada de a Jericoacoara maranhense.

Município a 207 km de São Luís que abriga a Lagoa do Cassó, um enorme lago com águas calmas e transparentes cercado por matas nativas. O difícil acesso e o isolamento da região mantêm a lagoa distante da civilização, com água limpa e sem poluição, área que é preservada pela comunidade do local, que tiram da própria natureza seu sustento.

Barreirinhas está entre os destinos mais visitados do Maranhão. além dos passeios tradicionais até o incrível parque de dunas com lagoas formadas por água de chuvas, os visitantes aproveitam a enorme área de manguezal cortada pelo Rio Preguiça, com inúmeras praias de água doce e povoados super charmosos.

 

A cidade é cercada de praias, dunas e manguezais, Tutóia é uma das atrações da Rota das Emoções, e está em uma localização onde o sol brilha o ano inteiro vem se tornando um dos principais roteiros turísticos do Estado.

Ponto de partida para descobrir as belezas naturais da Chapada das Mesas, a simpática cidade de Carolina está localizada no sul do Maranhão às margens do Rio Tocantins, a região é muito procurada por adeptos do ecoturismo graças as inúmeras cachoeiras, cânions e as incríveis formações rochosas espalhadas por esse magnífico território.

 

A capital do Maranhão abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos histórico do Brasil, são mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977.