Atualmente a Universidade Federal do Maranhão campus centro de Imperatriz conta com oito seguranças de uma empresa terceirizada que se revezam 24 horas com o propósito de garantir a integridade e proteção dos alunos e funcionários. Apesar disso, já houve registros de furtos e roubos dentro da universidade.

O segurança, Erinaldo da Silva Carneiro, trabalha na Universidade há 25 anos, sendo o mais antigo entre os seguranças. Carneiro conta que apesar de ocorrer casos de roubo próximo e dentro da universidade, a atual situação de segurança está melhor que no passado “ Hoje temos dois seguranças por plantão a pouco tempo atrás era apenas um” relembra o segurança.

A estudante, Manuela Pires, relata que o sentimento de insegurança é constante dentro da Universidade principalmente por estudar a noite e o Campus ser mal iluminado. “ Sempre tenho medo quando tenho que passar por pontos escuros da instituição” relatou a estudante.

Esse sentimento de insegurança é comum também entre funcionários. A técnica, Ana Clea Mendes Soares, já teve seu ambiente de trabalho invadido por uma pessoa com transtorno mental e sentiu-se ameaçada quando o homem pulou o balcão da biblioteca. A técnica administrativa que precisou da ajuda de seguranças e funcionários afirma que “ É importante que haja uma estratégia de segurança mais rígida com a implantação de câmeras e aplicação de catracas para termos controle de quem entra e sai da Ufma. ”

Em resposta o Subprefeito da Ufma Imperatriz, Alan Bezerra Ribeiro, relembra que antes dos cortes de verbas nas universidades federais, houve inicialmente na Ufma Imperatriz a implementação de toda uma estrutura de cabeamento, afim de receber as câmeras de vigilância. Porém, a gestão da época não havia verba suficiente para aquisição dos equipamentos. “Como nós aqui no Campus Imperatriz não temos gestão orçamentária, ou seja, é tudo gerido por São Luiz, a gente não pode intervir tanto quando gostaríamos”, afirma o subprefeito . Todos os Campus que necessitam de câmeras de vigilância tiveram apenas o cabeamento realizado. Todavia, Ribeiro enfatiza que será solicitado a nova gestão a obtenção desses equipamentos.

Afinal, o Reitor da Ufma, Natalino Salgado reuniu-se neste domingo, 17, com a equipe da superintendência de infraestrutura, pró-reitores e assessores e elegeu segurança nos Campus como prioridade.