Segunda edição dos Jogos Internos da UFMA acontece em fevereiro

Texto de Sebastião Rocha 

Fotos de Carlos Áureo e Tiago Serafim

As atléticas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz se preparam para participar da segunda edição do InterUFMA (Jogos Internos da UFMA), uma competição que reúne os alunos desportistas dos cursos e, neste ano, acontece nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. O evento esportivo é realizado desde 2023 e surgiu com o objetivo de aumentar a integração entre os cursos do campus e, já na primeira edição, reuniu um público de cerca de 200 pessoas. Para este ano, a organização, sob a responsabilidade da Atlética Paladina (curso de Direito), prevê um crescimento significativo, com a expectativa de público superior a 250 pessoas, visto que houve acréscimo no número de modalidades disputadas.

Além de vôlei, futsal, handebol e vôlei de praia, que fizeram parte da primeira edição, o InterUFMA 2025 conta com competições de basquete, corrida de cinco quilômetros, tênis de mesa, sinuca, natação livre, natação 4×4 misto e queimada. Essa expansão no quadro de modalidades oferece um leque maior de opções para os atletas e a possibilidade de atrair as atléticas com menor número de alunos, fomentando, assim, a prática esportiva entre os universitários.

Em 2023, reuniram-se sete atléticas para a competição: Império (curso de Medicina), Paladina (curso de Direito), Audácia (curso de Enfermagem), Gazeta (curso de Jornalismo), Blend (curso de Engenharia de Alimentos), Atlas (curso de Ciências Humanas) e Dark (pós-graduação em Ciências dos Materiais). Neste ano, é esperada a participação da Atlética Montessori, formada pelo curso de Pedagogia.

Além das atléticas, uma novidade deste ano é a participação do time formado pelos funcionários do campus. A Seleção dos Servidores CCIm (Centro de Ciências de Imperatriz) é formada por professores, técnicos, funcionários terceirizados, alunos convidados e pelo diretor, Leonardo Hunaldo. “Uma das grandes prioridades da nossa gestão é incentivar o esporte. Com isso, a gente consegue melhorar a saúde, tanto física como mental dos nossos estudantes, melhorar a relação entre eles, os momentos de descontração, socialização e tudo mais que o esporte pode oferecer”, destaca Hunaldo.

Para o vice-presidente da Atlética Império, Carlos Áureo, o InterUFMA tem “impacto positivo, além de estimular o esporte e aumentar a integração entre acadêmicos, sobretudo os que estudam em unidades diferentes (Centro e Bom Jesus), que provavelmente quase nunca se viram”.

Este campeonato, criado com o apoio da Laufi (Liga das Atléticas da UFMA de Imperatriz) e o incentivo do diretor do campus, também serve como termômetro para formar a base das seleções que irão competir no JUMS (Jogos Universitários Maranhenses) em nome da universidade este ano.

Serviço:

  • InterUFMA – Jogos Internos da UFMA de Imperatriz
  • Data: 7, 8 e 9 de fevereiro
  • Locais: Quadras da Uemasul, da Escola Paulo Freire, do Fiqueninho e do IFMA (a confirmar)
  • Entrada: Gratuita
  • Informações adicionais: A programação completa será divulgada a partir do dia 27 de janeiro.
  • Instagram: @inter.ufma