Sebo São Dimas chega ao fim da sua jornada depois de 23 anos

O Sebo São Dimas é uma referência de compra e venda de livros na cidade de Imperatriz, localizado no centro da cidade na rua Simplício Moreira, n°1461, o Sebo funciona há mais de 23 anos. Sendo parte da histórias da cidade e tendo grande inflência na formação literária de muitas pessoas (de crianças a adultos).
O sebo atuava com a venda, troca e compra de livros, sejam eles usados ou novos. A proprietária do Sebo, Elisabethe Miranda coordenava a troca da seguinte forma: dois livros em troca de um e de conteúdos semelhantes, ou seja, o cliente entregava dois livros e pode levar um em troca, e se tiver apenas um livro, e pretende levar outro com o mesmo conteúdo, paga apenas metade do valor total.

A empresa “Dimas” sempre apreciou as doações, porém as mesmas dependiam do conteúdo do livro e seu respectivo estado de conservação. Esses critérios era devido principalmente ao espaço limitado.

Porém toda essa “magia”, compras e vendas e investimento chegaram ao seu fim. No começo da pandemia o Sebo fechou suas portas físicas e migrou para vendas e compras virtuais visando assim economias e manutenções. Logo depois a opção de compra foi encerrada devido a dívidas e retorno financeiro e sendo por seguinte sendo totalmente desativado.

O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Com uma conexão e vício tão frequente, cada vez mais as pessoas migram do apego físico mara o digital afetando demasiadamente o ramo literário físico juntamente com a pandemia e dificuldade financeira.