Ufma promove sarau e exposição fotográfica com o tema “Celebrando à Vida”

Assistente social Isabela Mendes fala sobre a importância do sarau para a comunidade acadêmica (Foto: Viviane Reis)

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Male” rate=”1.2″ pitch=”1″ buttontext=”Ouça essa notícia”]
O primeiro sarau e exposição fotográfica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Campus de Imperatriz, acontecerá no dia 30 de setembro, às 19h na unidade Centro e tem como tema “Celebrando à vida”, em alusão ao Setembro Amarelo. Segundo a Assistente Social, Isabela Mendes, o evento é muito importante para debater a temática e reunir os estudantes em prol da vida. “A ideia é fazer com que as pessoas voltem o olhar para aspectos positivos da vida. Durante o sarau teremos várias apresentações relacionadas à temática e a exposição das fotos postadas durante o mês de setembro pela comunidade acadêmica”.

O evento é uma ação do projeto “Promoção da saúde e bem-estar entre os alunos da Ufma – Imperatriz” vinculado ao Programa Foco Acadêmico. A equipe da Assistência Estudantil e Pedagógica em parceria com os Centros Acadêmicos conduzirão a atividade com o objetivo de dar visibilidade ao tema da prevenção ao suicídio no ambiente educativo, bem como promover interação entre os acadêmicos e evidenciar aspectos psicológicos por meio da linguagem artística.

Alunos e servidores das Unidades Centro e Bom Jesus podem participar indireta ou diretamente da programação, tanto do sarau como da exposição fotográfica. Contudo, as apresentações serão abertas ao público em geral. A campanha iniciou na Ufma com o lançamento da exposição fotográfica no dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, os participantes poderão postar suas fotos e se inscrever no sarau até o dia 25 de Setembro.

O estudante de Direito, Gabriel Sabino já fez sua inscrição no sarau, ele vai cantar juntamente com amigos e acredita que o evento é uma excelente iniciativa. “É uma forma de não apenas de prevenir mas de conscientizar outras pessoas que não passaram por isso a entender que sim, é uma doença e precisa ser tratada. Além de mostrar meios para lidar com a situação.”

Diferente do ano passado, 2018, que ocorreu o concurso de fotografia “Vale a pena viver” promovido pela Assistência Estudantil da Ufma com premiações, esse ano não terá competição entre os participantes. Para Isabela a mostra de fotografia é muito importante e será exibida durante o sarau. “Resolvemos fazer uma exposição de todas as fotos postadas no instagram que atendam aos critérios estabelecidos. Não teremos a ideia de competitividade, mas sim de participação mútua.”, disse a assistente social.

O evento vai acontecer na área externa da faculdade, local das antigas salas de aula de madeira. Até o momento já estão confirmadas 16 apresentações. Além das expressões e manifestações artísticas, o evento vai contar com a participação especial do projeto “Estou aqui”.

Área externa da Universidade Federal do Maranhão, local que vai acontecer o sarau “Celebrando à Vida” (Foto: Viviane Reis)

Mas, afinal o que é sarau?

Os saraus foram muito comuns no século XIX, eles eram eventos culturais onde as pessoas se encontravam para se manifestarem artisticamente. A palavra é de origem latina serus (entardecer) porque acontecia, em geral, no fim do dia. Atualmente, vêm sendo resgatado como modo de fortalecer a identidade da comunidade, promovendo a integração de forma descontraída, despertar a sensibilidade das pessoas e estimular o gosto pelas expressões e manifestações artísticas.

Saiba como participar da exposição fotográfica

O aluno ou servidor interessado em participar da exposição fotográfica “Por isso vale a pena viver” deve postar uma foto em seu instagram que transmita os motivos que fortalecem seu interesse pela vida. Deve ainda usar a hashtag #valeapenaviveritz e marcar @assistenciaestudantil.ufma.itz. O perfil deve permanecer aberto até o dia 25 de setembro para a equipe ter acesso aos registros. Todas as fotos publicadas estarão expostas em um mural no Campus, no dia do sarau.

Como participar do sarau

Aqueles que tiverem interesse em se apresentar, podem se inscrever pelo site https://doity.com.br/sarau-1. Os interessados podem participar do evento por meio de expressões e manifestações artística como: dança, poesia, música, teatro, pintura, leitura de livros, dentre outros. Cada inscrito tem até dez minutos para sua apresentação.

Sarau “Celebrando à Vida”

Quando: Segunda-feira (30), às 19h

Onde: Universidade Federal do Maranhão, Campus Centro – Rua Urbano Santos, s/n

Quanto: Entrada e participação no Sarau são gratuitas.

Para mais informação

Instagram: @assistenciaestudantil.ufma.itz

[/responsivevoice]

Cartaz reprodução (Foto: Viviane Reis)