Em Imperatriz, a Campanha Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para realização do exame de câncer de mama ganha uma programação diferente, com realização de palestra nos bairros e caminhada com  a comunidade.  As ações tem início no dia 01 de outubro, com apresentações dos parceiros, abertura oficial e coffee break.

O projeto é de abrangência nacional realizado pelo O Ministério da Saúde (OMS). Na cidade a organização fica por conta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Hospital São Rafael, Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare).

(Foto: Marcelo Nunes, reunião com organizadores da campanha outubro rosa)

)Durante a Campanha, serão realizadas inúmeras ações na cidade, a programação conta com rodas de conversa, espaço da beleza, orientação psicológica, caminhada com a comunidade, palestra em bairros, visando sempre a realização do exame e incentivando as pacientes diagnosticadas a buscarem o tratamento. 

Para o Secretário Municipal de Saúde (Semus),  Alair Firmiano a Campanha é muito importante para as mulheres, pois proporciona a  realização do exame de prevenção. Ressalta:“e para as mulheres que já possuem o diagnósticos é mais importante ainda, pois elas sentem o quanto a sociedade dá força a elas para que elas possam permanecer no tratamento”. 

Para Maria Lima, diagnosticada com câncer de mama, a campanha é essencial, visto que as ações realizadas na data tem como objetivo informar população sobre a patologia  e desmistificar preconceitos referente ao diagnóstico. Pontua:“toda mulher quando vai realizar o exame vai fragilidade, então ter informações sobre como é o tratamento e onde buscar é maravilhoso”.

As ações da campanha foram decididas em reunião com os organizadores no dia 17 de setembro, na Unidade Oncologia adulta de Imperatriz. Para mais informações  entrem em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Imperatriz. 

Secretário Municipal de Saúde:https://www.imperatriz.ma.gov.br/noticias/saude/saude-municipal-pretende-ampliar-numero-de-mulheres-atingidas-pela-campanha-outubro-rosa.html

Saiba mais sobre a campanha:http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm