A violência nas escolas – Salimp em palestra convida estudantes a um debate

Aconteceu na tarde de hoje, 4 de outubro, no Salimp (Salão do Livro de Imperatriz), uma palestra ministrada pela psicóloga Ana Meire Filgueira dos Santos com o tema Violência nas Escolas,  contou com a participação dos estudantes do Centro de Ensino Médio Nascimento de Moraes, jovens com uma faixa etária de idade que variam entre 16 a 18 anos.

Na palestra Ana Meire trata tanto da violência verbal quanto da física, apresentando uma visão que abrange a violência no ambiente interno e no entorno da escola, como ameaças, brigas, violência sexual, uso de armas, furtos e roubos. A psicóloga chama atenção também para o fato de algumas pessoas acreditarem que a violência nas escolas é algo normal que já faz parte do cotidiano das instituições de ensino.

Em determinado momento Ana Meire fez alguns questionamentos aos alunos, convidando-os para uma interação. Vários alunos falaram sobre a questão do descontrole emocional por parte de alguns colegas que querem sempre estar em vantagem e numa situação de superioridade em relação aos demais alunos, causando com isso situações de violência dentro do estabelecimento de ensino.

A violência nas escolas pode ser combatida a partir da seguinte reflexão: “ a mudança começa por você. Mostrar que uma situação que por mais que ela incite a uma ação violenta, devemos ter uma atitude de não violência”, afirma Ana Meire.

Marina Sousa da Costa, 18 anos, aluna do segundo ano do ensino médio afirma que: “Todos nós devemos aprender a ter  inteligência emocional, para saber lidar com as adversidades”.

A palestra encerrou com um vídeo que mostrou ao público presente alguns episódios onde as pessoas envolvidas reagem de forma equilibrada em situações adversas.