Por Déborah Barbosa e Nicole Bianca
As obras de pavimentação realizadas pela Prefeitura de Imperatriz nos primeiros cinco meses de 2025 já apresentam reflexos positivos para motoristas e comerciantes. De acordo com donos de borracharias, a melhoria das vias tem facilitado a circulação de veículos e reduzido problemas como pneus furados e câmaras danificadas. As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra).
O borracheiro Cristóvão Santos Silva, de 44 anos, afirma que o movimento em sua borracharia diminuiu em 2025 em comparação com o ano anterior. Segundo ele, a queda no número de atendimentos está diretamente relacionada à melhoria da pavimentação nas ruas da cidade. Em 2024, cerca de 500 veículos passaram pelo local com problemas nos pneus, mas, neste ano, a expectativa é de que esse número não se repita. “Acho que com o conserto das ruas o serviço diminuiu. Tapam os buracos e os borracheiros perdem trabalho”, observa.

Borracharias sendem diminuição na procura com melhoria no asfalta pela cidade
Ele trabalha como borracheiro há quatro anos e conta que o problema mais recorrente nos veículos são os pneus furados, além de costumar receber veículos mais modernos em comparação com os antigos. O preço para o atendimento dos veículos de grande e médio porte não apresenta distinção, sendo o valor cobrado de R$20,00.
Com mais de 15 anos de experiência, o borracheiro José Wilson Franco Mesquita, de 58 anos, atende principalmente motocicletas em sua borracharia, localizada em um ponto estratégico da cidade. Embora também receba carros, ele afirma que a maior parte dos serviços é voltada para motos. “Chega de tudo aqui: veículo novo, velho, mas o que mais aparece é moto”, relata. Assim como Cristóvão Santos, José Wilson destaca que os problemas mais frequentes são pneus furados e câmaras rasgadas. Ambos cobram, em média, R$ 20 pelos reparos, sem distinção entre veículos leves e de médio porte.
De acordo com os dados da Sinfra, de janeiro a maio deste ano já foram asfaltados 42,85 quilômetros de ruas e avenidas em Imperatriz, com recursos municipais e em parceria com o Governo do Estado. Foram pavimentadas as ruas e avenidas do bairro centro, além dos bairros Bacuri, Vila Nova, Maranhão Novo, Vilinha, Santa Inês, entre outros.
Há muito tempo Imperatriz sofria com a baixa infraestrutura de suas ruas, o que gerava problemas de locomoção e danos aos veículos, especialmente durante os períodos mais chuvosos do ano. Em 2024, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) atuou de forma intensiva em Imperatriz no combate a irregularidades na área de infraestrutura. Uma das principais iniciativas foi a Operação Pavimentum, que investigou fraudes em contratos de pavimentação asfáltica. Foram identificadas falhas na execução das obras, como problemas na qualidade do asfalto e uso inadequado dos serviços de preparação do solo. Além disso, o MPMA promoveu outras ações voltadas à cobrança de melhorias na infraestrutura básica e na acessibilidade da cidade.
No entanto, a cidade começou a dar alguns passos em direção a uma melhor trafegabilidade, quando a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Maranhão, por meio da Sinfra, realizaram uma força-tarefa em vários pontos para recuperação de ruas e avenidas ainda no início deste ano.