Revista de moda maranhense será lançada este mês

Lara Castro

Sarah Rocha

Fotos de Lara Castro

Bastidores do Editorial de Moda e capa da revista

“Chitta”, a primeira revista de moda do Maranhão, vai ser lançada este mês. O projeto é resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), assinado por Cássia Castro, estudante de jornalismo da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) – Campus Imperatriz. O projeto vem sendo feito há três anos, com pesquisas orientadas no Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura), orientado pela professora doutora Thaísa Bueno.

A revista é no formato digital e vai ser defendida em banca pública, no dia 25 de julho, de forma presencial (limite de convidados) e online (ampla participação). Na banca avaliativa os professores doutores Lucas Reino, que atua na área do Ciberjornalismo; e Alexandre Maciel, com tradição em estudo do texto jornalístico aprofundado.

Antes da defesa, já é possível ver um pouco do conteúdo. Quem quiser acompanhar o progresso de trabalho é só seguir o perfil no instagram, @chitta.revista e no site revista.chitta.com.br. O objetivo do projeto é criar discussões acerca de conteúdos e pautas jornalísticas sobre moda regionalizada, pois ao ser observado, o tema é escasso no Estado e na região nordestina.

A editora do projeto, Cássia Castro, levou três anos para finalizar o projeto que será apresentado este mês

Pesquisa feita em 2015, pelo SIDVEST (Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão),  mostrou que 87% das empresas de confecções são de pequenas e micro empresas, contendo mais de 40% atuando no mercado informal. Apesar do número de produções de roupas serem elevado, o Maranhão tem uma escassez sobre o conteúdo de moda produzido. Embora haja muitos influencers na cidade que pautam moda, há a inexistência de revistas, sites e estudos específicos para esse tipo de tema na região. A editora-chefe da revista percebeu isso e decidiu fazer esse projeto, como o primeiro trabalho oficial do Maranhão.

“Estamos acostumados a ter uma visão de que moda é importada, que nossa cidade não pode produzir moda”, ressalta João Pedro, estudante de jornalismo que participou do projeto.  Cássia afirma que esse estereótipo continua, e para quebrar esse contexto, decidiu instigar a produção de jornalismo de moda no estado através desse projeto. E também para que pessoas que moram na região possam se identificar com o conteúdo abordado.

A revista vai ter no total doze matérias, com mais de 60 páginas, incluindo o editorial de moda. Traz em destaque uma grande reportagem, com o título “Moda, história, evolução e consciência”, feito em 2019, e recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria multimídia no Simcom (Simpósio de Comunicação da Região Tocantina), no ano de 2020, em sua décima quinta edição. A reportagem aborda moda sustentável e moda de luxo, incluindo o mercado da cidade.  Outros assuntos retratados na revista são moda maranhense, sustentável, racismo na moda, etarismo, beleza, moda plus size, moda sem gênero e etc. Essas matérias são mescladas na revista pelos gêneros jornalísticos, então tem notícia, entrevista pingue-pongue, carta editorial, e outros tipos de textos.

Mais de 30 colaboradores ajudaram na realização desse projeto, de forma direta e indireta, entre eles então modelos, fotógrafos, designers, maquiadoras, jornalistas, entre outros. O nome da revista foi uma inspiração por conta das festas juninas, pois o tecido chita é muito utilizado na época festiva, o que representa algo bem regional. A revista vai estar disponível a todos através do site revista.chitta.com.br.

A revista além de contribuir com o conteúdo de moda sobre o mercado da região dá visibilidade a outras pessoas que produzem moda no Maranhão. “A revista em si, transborda arte. A chegada da Chitta veio para revolucionar e trazer informação do nosso estado e do nordeste, para as pessoas perceberem que o Maranhão é rico na cultura”, conta Wescley Aquino, fotógrafo que contribuiu na realização do projeto.

Quer saber mais, acompanhe o processo no instagram @chitta.revista, ou no site revista.chitta.com.br.

Convite para a defesa do projeto, no dia 25 deste mês