Resultados dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos do CNU vai ser divulgado em fevereiro de 2025

Por: Elizangela Almeida

O anúncio dos aprovados da 1º edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), estava previsto para sair no dia 21 de novembro. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou neste mesmo dia o adiamento da divulgação dos resultados finais da lista de aprovados para o dia 11 de fevereiro de 2025. O novo cronograma foi confirmado após a União firmar, no Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1º Região, uma espécie de acordo judicial para o exame continuar.

O período de envio dos títulos do concurso será entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2024. De acordo com as novas datas, os resultados dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos serão divulgados em 11 de fevereiro de 2025. Essa decisão foi tomada para corrigir inconsistências relacionadas à aplicação das regras do concurso, garantindo maior equidade no processo.


Sobre o adiamento

O adiamento é consequência de um acordo judicial que permitiu a reabilitação de 32.260 novos candidatos para a correção das provas discursivas, sem excluir aqueles já habilitados no concurso. Para Pablo Francisco, candidato e estudante que realizou a prova, a decisão não impacta diretamente seus planos no momento, mas levanta reflexões sobre a organização do processo seletivo e as expectativas criadas.

Pablo destacou que o motivo do adiamento gerou opiniões duvidosas. “Quem já fez concursos há um bom tempo, como o próprio ENEM, já sabe da importância de ler atentamente as instruções e preencher todos os campos, a menos que seja dito o contrário. Eu particularmente , não me conformei tanto com essa justificativa, mas entendo que é justo para quem estava participando de uma prova neste nível pela primeira vez e foi confundido pelos critérios”, concluiu o estudante de Engenharia Elétrica, que está concorrendo a vaga para Cientista de Dados.

Adiamento do resultado do CNU para fevereiro custará R$ 4,7 milhões à União



Impacto da espera no emocional e nas estratégias

A ansiedade, característica comum entre os concurseiros, também é um ponto levantado por Pablo Francisco, especialmente para quem está em transição entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho. “Essa espera faz a gente ficar mais ansioso pelo resultado, ainda mais para aqueles que estão procurando uma oportunidade mais segura, relata.

Para Sivaldo Cunha, Engenheiro Eletricista que se candidatou para a vaga de Engenharia Elétrica, a espera causou uma mudança estratégica. “Estou tentando me preparar mantendo a calma e refazendo planos alternativos independente do resultado. Também precisei ajustar meu foco, avaliando outras possibilidades”, explica.

Banca organizadora

O contato com a banca organizadora do Exame, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos do Grande Rio (Cesgranrio), foi realizado por meio do e-mail, para questionar as soluções previstas para evitar novos adiamentos nas futuras edições do CNU. Até o fechamento dessa matéria, não houve retorno.


Para saber mais sobre o assunto, acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-11/cnu-adiamento-do-resultado-para-fevereiro-custara-r-47-mi-uniao