Representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos da UFMA de Imperatriz demonstraram expectativa sobre os benefícios da autonomia da nova universidade federal

Fotos: Clara Telles

A criação da nova universidade federal no Maranhão foi tema de debate na Câmara dos Vereadores de Imperatriz no dia 27 de abril de 2023. No local estavam presentes discentes, docentes e vários outros representantes da cidade para ouvirem a importância da autonomia que o novo campus vai oferecer.

A novidade animou os Centros Acadêmicos da universidade. Para o representante do  curso de Engenharia de Alimentos, Júnior César, é muito difícil o curso e a UFMA do campus de Imperatriz no geral, conseguir fomento para pesquisa, pelo fato de sempre ter que mandar o pedido para para a coordenação da UFMA de São Luís. Segundo ele, muitos desses pedidos,  não recebem respostas.

Júnior ainda destaca que o campus de Imperatriz, mesmo possuindo equipamentos para uso, nota-se que já estão velhos e desgastados. Ele ressalta que ter essa emancipação ajudaria  no desenvolvimento de pesquisa, fazendo com que os alunos estejam  engajados com essas pesquisas de extensão.

Junior Cesar, discente de engenharia de alimentos representante do C.A do curso.

José Miguel, aluno de pedagogia e representante dos alunos do curso, concorda com o colega de engenharia e ainda completa que a universidade é formada por um tripé: ensino, pesquisa e extensão. De acordo com ele, quando se fala de autonomia estão falando  de implementação de campos de pesquisa que acabam sendo gerados através dessa divisão que querem fazer.

O jovem estudante de pedagogia diz ainda que na região tocantina tem o ensino e a pesquisa e a extensão. No entanto, só precisam dos meios necessários para que isso aconteça.

A emancipação da universidade federal do maranhão no sul da região, acaba trazendo muitos benefícios não só para região, mas para todos os cursos existentes, assim como para o curso de biologia, segundo Eduardo Guilherme, estudante de Ciência naturais-Biologia, e representante do curso.

Para Guilherme, emancipar essa região, trazendo uma nova universidade para a segunda capital do Maranhão,  facilitará bastante e democratizar vários processos que demoram muito tempo para se realizarem devido a dependência de São Luís.

José Miguel, aluno de pedagogia e representante dos alunos do curso discursando sobre a emancipação da universidade.