Popular Xibiu fala sobre seu carro de som e vida de jornalista independente
Iago Vinícius
“Beleza. Bom dia, Parque Anhanguera. Desejo a todos uma ótima quinta feira. Hoje estamos trabalhando em nome do Braseiro Express. Sua melhor opção na hora de saborear um frango assado, linguiça. Ou se preferir, uma costelinha assada. Todos deliciosos. Temperados com um delicioso tempero. Sabor único e original. Tudo produzido com o mais alto padrão de qualidade e higiene por profissionais, preparados na casca do alho.” Esse é o script que o humorista e blogueiro, Miqueias Marinho Dias, 59 anos, também conhecido pelo seu nome artístico, Xibiu, recita, repetidas vezes, a partir de um microfone conectado a um aparelho de som embutido ao painel de um pequeno Corsa Sedan de cor bege. As caixas de som coladas na parte externa, em cima do veículo, emitem sua voz para que os moradores do bairro possam ouvir os anúncios que ele faz diariamente.
Nascido em Ananás, no Tocantins, em 21 de outubro de 1963, e morador de Imperatriz há meio século, ele comenta sobre sua vida e experiências trabalhando com propaganda e carro de som. “Quando a gente faz aquilo que gosta as coisas fluem.” Xibiu relata que, inicialmente, trabalhar com carro de som foi difícil, por ser uma profissão que demanda clientes fiéis, muita confiança entre as duas partes e seguidores para fomentar e valorizar ainda mais seu ofício. Além da ética pessoal, que ele construiu com o tempo, e a experiência de atuar na área da publicidade.
“Tem que conquistar, porque já pensou você pegar um cliente que manda você fazer duas horas de propaganda e você vai lá para o bar, se escora, encosta no bar, toma um refrigerante, passa ali meia hora? Você está roubando a consciência da pessoa. Roubar a consciência é um pecado”. Ele ainda diz que hoje conseguiu se consolidar nesse mercado, principalmente na região do Grande Bacuri, composto pelos bairros Parque Anhanguera, Parque do Buriti e Bacuri.
Miqueias aponta que, com o crescimento do mercado de propaganda em Imperatriz, surgiu a necessidade de aumentar o público, dar mais valor à sua mão de obra e se adaptar às mudanças. Daí a ideia de criar o Blog do Xibiu, uma mídia de jornalismo independente, na qual ele posta notícias de diversas áreas, como política, cultura e, sobretudo, policiais. “O blog ajuda a conquistar mais seguidores para quem faço propaganda, poder valorizar mais o meu trabalho. Quanto mais seguidores você tem, mais clientes você conquista no mercado de divulgação de propagandas”, analisa.
Xibiu conta que chegou à cidade maranhense por causa de seus pais, que costumavam viajar de Ananás para Imperatriz frequentemente. Ele ainda lembra que morou em outros lugares do Brasil. “Passei uma temporada em São Paulo. Em Coroatá, uns 10 anos. E hoje estou aqui. Voltei de Coroatá para cá.” Atualmente planeja ir embora, mas ressalta que, com a melhora do mercado, está quase convencido a desistir da ideia.
Mercado de propaganda
Xibiu comenta que apesar de nunca ter gostado de ser assalariado, já trabalhou em muitas lojas antes de entrar para o mercado de propaganda. Diante da necessidade de encontrar uma profissão para depender de si mesmo, é que surgiu a ideia do carro de som. “Eu botei na minha cabeça, um dia, que nunca mais ia trabalhar de empregado. Eu não tenho paciência para aguentar o patrão chegar e reclamar. Eu tenho meu direito. Eu não sei ficar calado. Eu cheguei a ser mandado embora por falta de paciência.”
Ele relembra que há 20 anos, quando começou a mexer com a divulgação de anúncios, devido às dificuldades de montar um carro de propaganda, precisou recorrer à ajuda de um amigo, candidato a vereador, na época. “Fui atrás, conversei com uns candidatos que eu não quero citar nomes. E eles me enrolaram. Até que eu conversei com essa pessoa. Ele chegou, comprou um carro, me deu, montei o som, trabalhei na campanha. E fui trocando de carro e deu certo.”
O anunciante destaca que mexer com carro de som lhe ajudou a fazer amizade com vizinhos do bairro todo. Ele demonstra ter simpatia e respeito pelas pessoas que encontra durante suas corridas, conversando, cumprimentando e abaixando o som em situações específicas. “Escolas, hospitais. Eu sou um cara todo diferente. Eu paro para uma criança, porque o som faz mal pros tímpanos. Quando uma pessoa está no telefone, às vezes, em uma ligação importante, eu baixo. Até porque as pessoas podem começar a desgostar da gente”, relata.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que sons acima dos 50 decibéis podem ser nocivos às pessoas expostas a eles por um longo período. Para isso, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) determinou limites para a poluição sonora: 55 db de dia e 50 à noite em zonas residenciais urbanas. 65 db no período diurno e 60 no noturno nos centros das cidades e 70 db pela manhã e 65 quando anoitece, para áreas industriais.
Além do carro de som, Xibiu trabalha produzindo comerciais para diversos estabelecimentos de bairros diferentes da cidade, como Parque Anhanguera, Bacuri, Buriti, Santa Rita, Nova Imperatriz, Vilinha e Centro. “Esses vídeos comerciais de lojas eu mesmo edito. Eu vou lá, gravo, faço as imagens. Quando não é para eu aparecer no vídeo eu boto a voz aqui em casa mesmo. Eu edito pelo aplicativo Inshot. Boto tudo o que precisar de botar, imagem, efeito, música, áudio.”
Mídia independente
Miqueias recorda que criou o blog por influência de companheiros jornalistas que conheceu quando se envolveu em campanhas políticas e atuou como assessor de candidatos. “Conheci Pinheiro, Roma, aquele pessoal que mexia com comunicação e fui entrosando com eles ali. Eles diziam: ‘Bora criar um blog, Xibiu’”.
Percebendo que as pessoas não tinham mais interesse nesse tipo de mídia, ele interrompeu as atividades e começou a analisar outras formas de aumentar o número de seguidores e atingir um publico maior com suas propagandas e vídeos comerciais. E foi em maio de 2014 que, percebendo nas redes sociais uma oportunidade de atingir esses objetivos e se desenvolver mais ainda no ramo publicitário, Miqueias levou o blog para o Instagram. Enxergou nessas novas plataformas midiáticas um ambiente mais aberto, onde ele poderia ter mais liberdade para postar seus comerciais e trabalhos de divulgação de lojas.
Entretanto, não é só de propaganda que o Blog do Xibiu, agora uma página do Instagram com mais de 17 mil seguidores, sobrevive. Além dos anúncios e vídeos comerciais, são divulgadas notícias sobre pautas culturais, políticas e policiais. “Meu seguidor gosta desses assuntos, dessas polêmicas. Por isso que faço esses trabalhos.” Com entusiasmo, descreve como consegue as matérias que posta na rede social. “Todas as noites a gente está lá, no plantão central, participando das matérias, acompanhando, entrevistando policial, filmando os ladrões que chegam lá, as vítimas. Esse é o meu dia a dia”.
Xibiu confessa que nem tudo que posta é de autoria própria e que, nesses casos, há regras éticas a se seguir: “É obrigatório você colocar fonte. Você só precisa colocar o nome ou arroba da pessoa. Coloca embaixo: ‘fonte: Blog do Xibiu’ ou ‘Blog Jegue Online’. Se você pegou a imagem do cara e não colocar a fonte, o cara pode processar você.”. Ele compara essas normas às mesmas exigidas pela ABNT em trabalhos científicos e acadêmicos, que padronizam o referenciamento das obras, sites e artigos utilizados para fundamentar as pesquisas.
Há outras situações em que recebe ajuda de terceiros na produção dos textos jornalísticos, também normatizados. “Eu tenho um parceiro que me ajuda muito, o Nardele Oliveira, que faz o programa ‘Na Rota da Notícia’. Aí, você pode ver que, nas minhas matérias em que ele me ajuda, eu coloco: ‘colaborador: Nardele Oliveira’”.
Esta matéria faz parte do projeto da disciplina de Redação Jornalística, chamado Meu Canto Também é Notícia. Os alunos e alunas foram incentivados a procurar histórias jornalísticas em seus próprios bairros. Essa é a primeira publicação oficial de todas, todos e todes.