Quadrilha Xodó Junino ensaia com integrantes de três cidades diferentes

Por: Luiza Amanda

Com o propósito de celebrar o São João de forma inclusiva, a Xodó Junino reuniu entusiastas das tradições juninas das cidades de Imperatriz, Senador Lá Roque e João Lisboa. Os ensaios ocorrem regularmente aos finais de semana na quadra da UemaSul, com membros viajando de diferentes localidades para participar. Além dos ensaios regulares, sessões extras são realizadas ao longo da semana em diversas localidades, promovendo a integração dos participantes.

O apoio logístico é crucial para manter essa operação em andamento, com a prefeitura de João Lisboa fornecendo ônibus para transporte. A Reitora Lilian Castelo da UemaSul tem sido uma grande colaboradora, cedendo o espaço sempre que necessário. Além disso, uma parceria com a Escola Nascimento de Moraes também está fortalecendo os laços comunitários.

A história da Xodó Junino é de determinação e paixão pela cultura junina. Desde sua fundação, o grupo tem sido impulsionado por uma equipe dedicada de ex-brincantes e amantes de outras juninas, buscando resgatar a autenticidade e a magia das festas de São João. Em seus três anos de existência, já acumula participações e premiações relevantes no circuito junino local, incluindo o 5º lugar no Maranhão e o 2º lugar no Arraiá da Mira de Balsas em 2023. “Buscamos resgatar a magia do São Joao, das quadrilhas antigas, aquela nostalgia para quando as pessoas assistirem o espetáculo”, compartilha Rafael Nauã, diretor da quadrilha.

Desafios, conquistas, missão e comprometimento

Na Região Nordeste do Brasil, a tradição junina é celebrada com fervor, e a quadrilha Xodó Junino, sediada em Imperatriz, Maranhão, está se destacando no cenário local ao superar uma série de desafios e unir integrantes de três cidades distintas para seus ensaios. Fundada em janeiro de 2020 por Ricardo Cunha e Ildeglam Santos, a Xodó Junino emergiu como uma força no movimento junino da região.

Luiz Filho, um dos coordenadores da Xodó Junino, ressalta os valores e objetivos do grupo para este ano, com o tema “A História da História: São João de Todos os Tempos”. O foco está em encantar o público com um enredo envolvente, produzido por Rogério Benício, que promete surpresas e emoções genuínas. Apesar dos desafios financeiros, a quadrilha permanece firme em sua missão de preservar e promover a cultura junina, alimentando o orgulho e a identidade da comunidade local. “Somos um grupo bem perseverante, estamos sempre acreditando que vai dar certo, apesar das dificuldades, dos desafios, mas estamos sempre confiantes de que vamos dar o nosso melhor”, conta Luiz.

“Ao longo de sua jornada, a Xodó Junino enfrentou diversos obstáculos, com a falta de parceiros financeiros sendo o principal deles. Apesar de estar aprovada na Lei Rouanet, o grupo ainda enfrenta dificuldades em garantir apoio financeiro adequado. No entanto, a determinação e o comprometimento dos membros da quadrilha têm sido fundamentais para superar esses desafios e alcançar novos patamares de sucesso”, declara Luiz.

Em meio a uma paisagem cultural em constante evolução, a quadrilha Xodó Junino destaca-se como uma luz brilhante, mantendo viva a tradição e o espírito festivo do São João. O grupo continua a cativar audiências e inspirar outros a seguir seus passos, garantindo que o legado do São João perdure por muitos anos vindouros.