Criação de nova Universidade pode trazer impactos positivos para Imperatriz

Plenária na Câmara de vereadores. Foto: Aline Xavier.

Uma audiência pública convocada pelo vereador e professor Carlos Hermes ( PCdoB),  deu apoio ao projeto de criação de uma nova Universidade Federal  na região sul do Maranhão junto com outros vereadores, deputados e senadores da bancada maranhense, para dar impulso a esse propósito.  Esse apoio é um envolvimento de toda a comunidade para que seja concretizado esse sonho, que trará benefícios a todos da região sul do estado, além do benefício para a cidade de Imperatriz, Hermes diz que essa emancipação traz para o município a expansão da pesquisa e extensão, trazendo impactos positivos na economia, investimentos, novos concursos, e que há bastante perspectiva com isso.

Foram ouvidas diversas autoridades políticas que se fizeram presentes no local e de forma remota, além de parte do corpo docente da UFMA e de alunos da instituição.

O projeto de criação dessa nova universidade é um sonho antigo, que foi apresentado em meados dos anos 90, mas que ainda hoje não saiu do papel. Tal plano busca trazer mais expansão e autonomia nos campus da região, que vão englobar as cidades de Imperatriz, Balsas e Grajaú, além de mais cursos e melhores benefícios para os discentes. Além das melhorias de infraestruturas dos campi mencionados.

Segundo o professor e ex-diretor da UFMA Imperatriz Daniel Duarte, essa emancipação da universidade é de suma importância, pois traz uma autonomia administrativa, econômica e didática, trazendo assim uma visão mais local do que a atual estrutura da universidade que são delegadas por São Luís.

Durante a audiência foram ouvidas falas dos diretores do campus de Imperatriz, Leonardo Hunaldo e do diretor do campus de Grajaú, Aluísio Fernandes, que discutiram sobre a importância da criação da nova Universidade e as vantagens para cada polo.  Além dos alunos representantes dos cursos de Direito, Jornalismo, Ciências Humanas e Naturais, Pedagogia  e Medicina do campus Imperatriz, onde citaram as expectativas com a nova universidade.