Cine-Debate nas escolas. Foto: Eró Cunha.
Recentemente, a Coordenação de Educação para a Igualdade Racial (Ceiri), em parceria com a Defensoria Pública, lançou uma iniciativa para combater a violência contra a mulher, especialmente nas esferas racial e de gênero, nas escolas estaduais de Imperatriz. Em uma reunião realizada em março com professores e professoras, a Ceiri apresentou o projeto Cine-Debate, inspirado na Lei 14.164/21, que estabelece a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
O Cine-Debate incorpora produções realizadas pelos próprios alunos em projetos anteriores da Ceiri, criando um ciclo de aprendizado e engajamento contínuo. Além disso, foram desenvolvidos slides e cartilhas para fornecer sugestões de atividades aos professores, incentivando a abordagem dessas questões ao longo do ano letivo.
De acordo com Eró Cunha, coordenadora da Ceiri, “o cinema é uma ferramenta específica para abordar a questão de gênero, trazendo a mulher e o feminino para o centro da narrativa, para o protagonismo”. Dessa forma, o projeto Cine-Debate busca não apenas informar, mas também provocar uma mudança de paradigma, destacando a igualdade de gênero no ambiente educacional.
A Ceiri tem desempenhado um papel fundamental na promoção do debate sobre gênero na educação antirracista nas escolas estaduais de Imperatriz, com base na Lei 10.639/2003. Em colaboração com educadores e estudantes, a Ceiri realiza visitas, oferece formações e produz materiais para promover a igualdade racial e de gênero no ambiente escolar.
A organização busca atender às demandas da educação antirracista por meio de diversas ações, incluindo formações para a equipe gestora e os professores, bem como atividades direcionadas aos estudantes. Além disso, promove atividades de pesquisa, produção e exposição de materiais, envolvendo as comunidades escolares em processos de reflexão e conscientização.
Atualmente, a Ceiri atende escolas da rede estadual em 15 municípios, incluindo Imperatriz, por meio de visitas, acompanhamentos e ciclos de palestras realizados duas vezes por mês. Há 17 anos promovem o debate antirracista entre professores e alunos da rede pública de toda a região Tocantina do Maranhão.
Para assistir aos curtas exibidos, acesse o canal da Ceiri no Youtube: https://www.youtube.com/@ceirieducacao