Projeto recebe inscrições de alunos de escolas públicas para curso de Teatro

Texto: Lucas Alves e Alda Queiroz

Cena de espetáculo da companhia em Imperatriz

Para os que amam teatro. Para os tímidos ou desinibidos. Para os curiosos. Para os que têm interesse nos bastidores de um espetáculo. A Companhia ArteCeb de Teatro convida estudantes da rede pública de ensino de Imperatriz para um curso gratuito de Teatro. As inscrições vão acontecer no período de 13 a 20 de junho, nos turnos da manhã e da tarde, na secretaria no Centro Educacional ArteCeb.

A programação faz parte do Projeto Palco Cidadão, promovido pela Companhia ArteCeb de Teatro em parceria com o Centro Educacional ArteCeb. São 20 vagas para o curso, que é destinado a estudantes matriculados em escolas públicas de Imperatriz, com idade mínima de 14 e a máxima de 21 anos.

Os inscritos passarão por uma seleção que consiste na encenação de um texto dramático, o qual será entregue ao candidato, no ato da inscrição. Este deverá apresentá-la a uma banca, no dia 27/06, às 19 horas, no prédio do ensino médio da Centro Educacional ArteCeb.

O curso terá duração de cinco meses e acontecerá nos meses de agosto a novembro. As aulas serão duas vezes por semana: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21horas, na Escola ArteCeb. Para o encerramento das aulas, haverá a apresentação de um espetáculo no Teatro Ferreira Gullar.

A companhia

A Companhia ArteCeb de Teatro nasceu em 2011 na cidade de Imperatriz, no Maranhão. O objetivo é utilizar elementos da dramaturgia para contribuir na educação de maneira interdisciplinar. O grupo usa técnicas de interpretação e improvisação teatral na Escola ArteCeb, trabalhando o gênero dramático por meio de leituras de textos clássicos. O fundador e diretor da Companhia, Lucas Alves, atua dentro e fora dos palcos, afim de combater a ideia equivocada de que o teatro escolar e amador não tem mérito artístico e qualidade estética.

Nestes cinco anos, a Companhia montou 6 espetáculos e participou de eventos diversos, com destaque para as apresentações no Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (MG); Festival Estudantil de Teatro de São Luís (MA) e Semana Maranhense de Teatro.

Início: 13/ 06/ 2016

Encerramento: 20/ 06/ 2016

Horário: Das 8 horas às 12 horas/ Das 14 horas às 18 horas

Local: Secretaria do Centro Educacional ArteCeb ou pelo site www.arteceb.com.br/ciateatro

Documentos necessários:

• Declaração da escola em que o aluno está matriculado ou Comprovante do cadastro em programas sociais;
  • Cópia da Certidão de Nascimento;
  • Autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis e
  • 1 foto 3×4

Valor: O curso será gratuito.