Projeto “Mermãs Digitais” chama atenção de meninas para a tecnologia

A participação feminina no setor de tecnologia cresce 60%.
Foto: Arquivo pessoal. Alunas na aula de Mão no Hardware edição 2023

Por Janayna Sousa

O projeto “Mermãs Digitais”, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Imperatriz, foi criado com a finalidade de incentivar meninas do Ensino Médio da rede pública a despertarem o interesse por cursos de Computação e tecnologias, mais de 100 meninas já participaram do projeto desde 2020.

As salas de aula das escolas estão passando por uma transformação significativa à medida que a tecnologia se torna parte integrante do currículo educacional. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos últimos cinco anos (2015-2022), a participação feminina no setor de tecnologia foi de 60%.

As aulas de programação, ferramentas tecnológicas e demais matérias não são mais uma novidade reservada apenas para escolas particulares, elas se tornaram acessíveis a estudantes de todas as idades. “Essas habilidades são transferíveis e podem auxiliar no aprendizado de outras matérias, estimulando o raciocínio crítico e a capacidade de encontrar soluções eficazes”, explica a  Coordenadora geral do projeto e professora na disciplina de Desenvolvimento de Interfaces, Simone Azevedo.

O currículo do projeto de extensão inclui atividades práticas, as participantes do projeto constroem robôs e programas para realizar uma variedade de tarefas. Elas também aprendem sobre conceitos de matemática, ciência e engenharia, tornando as aulas interdisciplinares e envolventes.

Para a estudante do Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, Lauanny Silva, 17, as aulas são divertidas e interessantes, que incentivam sua participação na área. “Eu amo participar das atividades. É bastante divertido fazer parte deste curso, a tecnologia sempre foi meu forte e esses conteúdos ministrados me estimularam mais ainda a continuar seguindo meu sonho. Com o projeto fiz uma introdução básica em robótica, em programação e desenvolvi um jogo, algo que sempre foi meu sonho”, finaliza.

À medida que disciplinas como robótica se tornam uma parte do cotidiano, alunas como Lauanny estão explorando um novo mundo de possibilidades educacionais. Elas aprendem não apenas como as máquinas funcionam, mas também como podem usá-las para moldar o mundo ao seu redor.

Conheça a rede social do projeto: https://www.instagram.com/mermasdigitais/

Leia matérias referente ao assunto: