Programas de pós-graduação crescem nos últimos 10 anos em Imperatriz

Nos últimos 10 anos, Imperatriz recebeu mais de 9 programas de pós-graduação na rede pública de Ensino Superior. No Brasil de 2011 a 2020, mais de 1.000 novas pós-graduações foram criadas apresentando um aumento de 48% no número de pós-graduações no Brasil. Esses dados foram divulgados por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Nível Superior (CAPES).

Anna Luiza

 

Aguiar acredita que a formação de pesquisadores e profissionais qualificados “é fundamental para o desenvolvimento contínuo do conhecimento científico e tecnológico, assim como para o desenvolvimento econômico e social do País”. Ele lembrou que a CAPES, que em 2021 completa 70 anos, tem cumprido um importante papel no apoio à pós-graduação e defendeu que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) “precisa ampliar o protagonismo em relação às demandas e problemas da sociedade, para atendê-las, por meio da educação, ciência e tecnologia”.

Aguiar contou que, em 2020, a CAPES concedeu um total de 160.955 bolsas, entre Institucionais no País, Programas Especiais e Estratégicos, Mobilidade Internacional no País e no Exterior e Cursos de Graduação e Licenciatura. Ele frisou que, mesmo com a redução de 16% do orçamento da CAPES em 2020, não houve corte de bolsas e acredita que, novamente, não haverá neste ano.

Fonte: Ministério da Educação

Link para mais informações https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pos-graduacao-brasileira-cresce-48-na-ultima-decada