Professora da UFMA ganha prêmio literário maranhense

Por: Ana Gabriela Fonseca

Professora recebe prêmio por seu empenho literário como pesquisadora. (Crédito: Michelly Carvalho)

A professora doutora e coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Michelly Carvalho, recebeu o Mais Artes Literárias – Prêmio Maranhão de Literatura que, através da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, visa valorizar e reconhecer os trabalhos literários feitos no Estado.

Michelly participou através do seu trabalho prestado como professora e pesquisadora. Ela se destacou por conseguir a pontuação máxima em todas as categorias do concurso, sendo elas a trajetória como escritora, relevância e diversidade das obras e o portfólio cultural. “O prêmio representa um reconhecimento dos meus 20 anos de atuação como jornalista, professora, e consequentemente, como agente produtora de cultura”, a professora também ressaltou que se inscreveu por incentivo de uma amiga e ficou muito feliz com o resultado. 

O Prêmio Maranhão de Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, que busca fomentar a produção cultural, democratizar o acesso à cultura e fortalecer a economia criativa em todo o país. “A lei está dando um novo gás para os produtores culturais, especialmente, aqueles que ficaram desamparados durante a pandemia de covid 19. É um reconhecimento para a produção cultural brasileira”, ressaltou a escritora.

Michelly Carvalho é professora, coordenadora do curso de Jornalismo na UFMA no campus Imperatriz e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero e Feminismos – Maria Firmina dos Reis, que valoriza a diversidade racial e de gênero. Michelly entende que o prêmio não é importante apenas para ela, mas também para incentivar jovens pesquisadores, “Isso mostra que o trabalho como professora e jornalista também pode ser um trabalho reconhecido. Que nosso trabalho é importante para a sociedade de maneira geral”, complementa.