Produtos personalizados à mão abrem portas para novas empreendedoras

Ateliê Lírio Branco e Milka Personalizados unem criatividade e artesanato

Sebastião Rocha

“Personalizar afetos com peças que levam graça, leveza e beleza” é a proposta que o ateliê Lírio Branco apresenta por meio de seus produtos. Idealizado pela acadêmica de psicologia Clara Regina, 19, a iniciativa é uma mostra do crescimento do mercado de artesanato personalizado feito à mão em Imperatriz.

Segundo os dados oficiais do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), em 2022, o Brasil contabilizava cerca de 8,5 milhões de artesãos cadastrados. Esse número tem crescido, considerando os profissionais que trabalham de forma autônoma e que não estão no cadastro do Sicab, bem como aqueles que estão cadastrados no Portal do Empreendedor como microempreendedor individual (MEI).

A expansão dessa categoria de empreendimento tem aberto portas para que mais pessoas possam se aventurar nesse mercado. Clara ingressou na área há cerca de três meses e conta que, pelo fato de ser acadêmica e devido à incompatibilidade de horários, não estava conseguindo ser inserida no mercado de trabalho. “Eu sempre me interessei muito por coisas de artesanato, desde criança era o que eu mais gostava de fazer, daí então resolvi colocar em prática. Eu precisava ter alguma renda, e ajudar na renda familiar também. Além de realização própria, por estar fazendo algo que gosto”, explica.

Delicadeza e escolha dos detalhes são a marca da arte feita à mão (Crédito: Reprodução/Instagram: @liriobranco.atelie)

Com quatro anos de atuação no ramo, Milka Emanuela dos Reis, 39, residente em São Bernardo (MA), relata que a ideia de trabalhar com artigos personalizados surgiu da necessidade de sair de uma crise financeira. “O intuito era apenas fazer pequenos trabalhos artesanais como uma forma de ‘bico’, não tínhamos grandes expectativas”, destaca.

Milka começou os trabalhos fazendo lettering (arte de desenhar letras combinando diferentes estilos, cores e tamanhos)  nas paredes de casas e estabelecimentos. Conforme as demandas foram surgindo, ela e o marido, Márcio Vasconcelos, começaram a expandir o seu empreendimento para confecção de placas decorativas, cofres personalizados, chaveiros, porta-chaves, planners, calendários de madeira, agendas e canecas. “Foi um dom que foi sendo desenvolvido à medida que os trabalhos foram aparecendo”, comenta.

O processo criativo por trás de um produto artesanal parte da junção da inspiração do artista e do diálogo feito com o cliente. “Procuro inspirações na internet, mas sempre prefiro escutar o cliente, perguntando como ele deseja. Muitos pedem minha opinião e eu acabo sugerindo algumas coisas”, ressalta Clara.

Para Milka, que está há mais tempo no mercado, o processo de criação acontece de forma similar: “Há clientes que já vêm com uma ideia pronta, toda organizada e criada por eles e pedem que eu faça pra eles. Mas, a maioria são indecisos que não sabem expressar o que querem. Vou sugerindo ideias por meio de fotos até fecharmos a encomenda”.

Milka começou fazendo lettering em paredes e, hoje, possui catálogo com diversos produtos artesanais e personalizados (Crédito: Reprodução/Instagram: @milka.personalizados)

Conforme o modelo pedido pelo cliente, a confecção pode variar de duas horas, quando se trata de pintura à mão, até dois dias, se tratando de um produto mais elaborado e confeccionado do zero. “Nós estabelecemos prazos de entrega, não pegamos encomenda em cima da hora e, também, criamos rotina de trabalho e quantidade de encomendas por semana”, explica Milka.

Milka destaca que consegue atender tanto as cidades do Maranhão como enviar para outros estados. Esse é um dos objetivos do ateliê de Clara, que conta com a parceria da mãe, Roseane, nas vendas: “Ela trabalha em uma escola e lá as pessoas gostam muito desse tipo de coisas, ela sempre oferece e divulga nesta escola para as amigas dela. Lá é o lugar que eu mais vendo, por causa da minha mãe”, ressalta.

Para acompanhar o trabalho dessas duas artistas artesãs, acesse: Ateliê Lírio Branco www.instagram.com/liriobranco.atelie Milka Personalizados www.instagram.com/milka.personalizados