Problemas de estacionamento persistem na Av. Getúlio Vargas e causam transtornos aos pedestres

População destaca a importância de orientação sobre estacionamento na Avenida próximo ao calçadão

JANAYNA SOUSA GUIMARAES

Após a reforma das calçadas na avenida Getúlio Vargas, no centro de Imperatriz, muitos veículos começaram a estacionar irregularmente, isso tem causado transtornos aos pedestres que circulam nessa área, uma das mais movimentadas da cidade.

Para a gerente da loja Mirelly Calçados, Cíntia Milene, a reforma da calçada foi importante para a população, inclusive para os clientes que passam horas no Centro, mas sem uma orientação sobre o estacionamento muitas pessoas começaram a estacionar no trecho, uma forma de evitar o estacionamento pago e a Zona Azul. “A ideia da calçada é ótima, ficou muito boa e acessível para quem usa cadeira de rodas, para o pessoal andar, mas a questão é que estacionam na frente e a rua fica ainda mais estreita”, relata a gerente.

Devido a grande quantidade de automóveis estacionados em frente a calçada de uma esquina a outra, já chegaram a ocorrer acidentes entre os veículos que estão em movimento e os parados. “Aqui na esquina já aconteceu várias vezes de carro quando vai dobrar derrubar as motos, carro grande não consegue passar porque não tem como”, contou a gerente.

Além do estacionamento inadequado, os veículos que ficam parados em fila dupla enquanto esperam por alguém também dificultam a passagem de outros, gerando transtornos durante o trânsito.

Para a passante, dona Maria, a conduta das pessoas que estacionam na avenida é errada, o espaço que foi revitalizado para facilitar o acesso dos pedestres e evitar acidentes gerou um novo problema com a falta de orientação. “Estão se apropriando de um local e ficam impedido outras pessoas, um dia eu presenciei um cadeirante que não poderia passar, porque o local que ele estava tinha uma moto comprometendo seu espaço, que foi feito para facilitar sua passagem,  então afeta a infraestrutura da cidade”, afirma dona Maria.

O espaço entre as ruas Sousa Lima e Amazonas, ainda não está dentro da Zona Azul, aproveitando essa brecha muitos estacionam na frente da calçada, até mesmo funcionários que passam o dia no Centro e evitam pagar pelo estacionamento ou outros locais mais longe do local de trabalho.