Eduarda Anchieta
Ações fazem parte do Programa Melhoria de Vias Públicas. 12 equipes trabalham nesta quinta-feira (18) (Foto: Gil Carvalho)
Em Imperatriz, o período de chuva se inicia no mês de outubro. E devido a ele, os moradores da cidade já demonstram preocupações com a infraestrutura das vias, principalmente com o asfalto, para que ele não ceda e propicie o aparecimento de buracos. Com isso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos garante que após as novas medidas corretivas que estão sendo tomadas, a pavimentação será mais íntegra e permanente, dificilmente sendo afetada pelas chuvas frequentes da região.
Segundo informações da assessoria, o novo pavimento utilizado já apresenta melhoras na diminuição das ocorrências na cidade. “Os trabalhos corretivos promovidos pela Prefeitura, vem mitigando esses problemas, que também vem usando um asfalto mais resistente e duradouro, sem a necessidade de uma empresa terceirizada, que já fabrica o próprio material asfáltico. Os resultados já vêm sendo percebidos com o menor retorno das equipes de recuperação aos trechos que já receberam os serviços.”
O reaparecimento persistente dos buracos também era um problema para o trânsito da cidade, podendo causar danos no veículo, congestionamento e até mesmo acidentes. A Prefeitura destacou que essa persistência se dava ao mau funcionamento do sistema de drenagem e de abastecimento de água, projetos de responsabilidade da Caema, e dessa maneira, os trabalhos de pavimentação e terraplanagem eram comprometidos e as falhas asfálticas resistiam.
A promessa de melhora se dá a partir da garantia da compra de um asfalto de melhor qualidade, o mesmo usado em rodovias federais. E para que o problema seja solucionado permanentemente, é relatado que são deslocadas diariamente frentes de serviço para solucionar os problemas de abastecimento e drenagem de água. Essa falha no serviço, também causa o alagamento das ruas, o que facilita a formação de buracos no asfalto. Para as ações já colocadas, a Superintendência de Limpeza Pública iniciou os trabalhos de limpeza de riachos e bueiros, para que os alagamentos não se perpetuem. Os locais que vão necessitar desse serviço já foram definidos em conjunto com a Defesa Civil de Imperatriz.
E para aqueles bairros que não são asfaltados, a Sinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) afirma que com o Plano Emergencial de Recuperação de Vias, possui o levantamento dos locais com maior necessidade na cidade e a captação de recursos para a pavimentação já estão sendo levantados, com o uso do tesouro municipal e com a articulação de emendas parlamentares com os deputados da cidade.