Nenhum dos candidatos te representa nesta eleição ? Veja o que acontece se você votar Nulo ou em Branco

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.15″]

De acordo com o IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística 6 em cada 10 eleitores estão indecisos ou não querem votar no Brasil neste ano de 2018.

Mediante a esta severa crise econômica e política que estamos vivenciando, o voto Nulo ou Branco tem sido bastante falado,  já que a classe política no Brasil tem perdido o prestígio social pelos diversos desvios, má utilização e afins dos recursos públicos, que constantemente vem sendo veiculados pela mídia .

Se nenhuma proposta te convence e você não tem intenção de votar em alguém, saiba o que é e o que acontece com os votos brancos e nulos, através das questões abaixo.

O que é o voto Nulo ?

O voto nulo é quando o eleitor digita na urna eletrônica um número que não corresponde a nenhum dos candidatos. De acordo com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral , os votos nulos não são considerados válidos e por este motivo, não modificam o resultado das eleições.

O voto Nulo pode anular uma eleição ?

Não, como já foi dito anteriormente, o voto nulo não é tido como válido e não existe nenhuma lei ou artigo, que possibilite este acontecimento.

Entretanto,  no artigo 224 da Constituição Brasileira fala : “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”. A nulidade ao qual o artigo se refere, diz respeito a constatação de fraudes nas eleições ou de uma eventual cassação de candidato eleito e que posteriormente venha ser condenado por compra de votos.

E o voto em Branco ?

Para votar em branco na urna eletrônica, é preciso apertar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”.

O voto Branco vai para algum candidato ?

Não. Assim como o voto nulo, ele não possui influencia nenhuma sobre o resultado das eleições.

Então, qual a diferença entre voto Nulo e em Branco ?

A diferença entre ambos, consiste somente na maneira em que eles são computados e nas estatísticas. Estas duas opções de voto, são excluídas no momento da apuração, que só considera válido os votos para partidos ou candidatos.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]