Maranhão tem baixo índice de candidatos negros na eleição 2018

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.14″ text_orientation=”justified”]

Fonte: TSE

No Maranhão, a população é composta majoritariamente por negros, que correspondem a 74% dos cidadãos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entretanto, no ambiente político do estado este índice é incompatível, dado que dos 796 candidatos registrados no estado para as eleições de 2018, apenas 13,44% são negros.

Além disso, este índice fica ainda mais inexpressivo para os cargos com maior eminência, como governador e senador. Dado que dos seis candidatos ao governo, apenas um é negro. Enquanto, que dos onze candidatos ao senado, dois são negros. Estes números comprovam como a população negra é pouco representada no cenário político do estado.

Para o estudante universitário, Marcelo Nunes, o cenário político do estado é carente de candidatos que simbolize as lutas sociais dos negros de maneira concreta. “Faltam candidatos que tenham vivenciado as dificuldades dos negros e estejam realmente engajados nas nossas causas, tenho muito dificuldade em achar um candidato que realmente me represente”, manifesta o estudante.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]