Eleições 2018: TSE disponibiliza serviços ao eleitor

Através do site do órgão, os eleitores podem consultar sua situação eleitoral

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do seu site, utiliza da ferramenta para que eleitores de todo o Brasil consulte sua situação eleitoral, podendo verificar o local de votação e o número do título de eleitor.
Confira outros serviços disponibilizados pelo TSE ao eleitor:

Cartórios e zonas eleitorais,
Facilitam o acesso dos cidadãos às informações constantes do Cadastro Nacional de Eleitores, a Justiça Eleitoral elaborou um sistema de consulta às zonas eleitorais.

Através do link o eleitor pode conferir sua zona:

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais

No Disque-eleitor, a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral tem como objetivo esclarecer aos eleitores as dúvidas relacionadas a eleições. Outra forma de o eleitor obter informações é entrando em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado, por telefone ou por e-mail.

No Maranhão o eleitor entra em contato através do numero 0800-098-5000.

 

 

Justificativa eleitoral, onde o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição ­– 07.10.2018 (primeiro turno) e 28.10.2018 (segundo turno, se houver).

 Abaixo:
Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE)
Download do Requerimento de Justificativa Eleitoral – dia da eleição (formato PDF)

O formulário é obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do TSE, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

 

No espaço do Título de eleitor, ele encontrará os seguintes assuntos: 

Pré-atendimento eleitoral – Título Net – permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais.
Quitação de multas – possibilita a emissão de boletos pela Internet para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.
Situação eleitoral – permite a consulta à situação eleitoral através do Nome do eleitor e do número do título eleitoral.
Título e local de votação – permite consultar o local de votação através nome do eleitor.

 

Validação de documentos, o eleitor precisa preencher um formulário de validação de documentos através do site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/validacao-de-documentos

O TSE disponibiliza também o link para o eleitor consultar seus candidatos
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/informacoes-sobre-as-eleicoes-2018