Imperatriz é uma cidade que possui diversos grupos voluntários que visam atividades em prol de  grupos sociais, como por exemplo, abandono de animais, crianças carentes, pacientes de hospitais e etc. Entretanto, a cidade não possuía nenhum projeto que incentivasse estudos de base sobre articulações politicas. Pensando nisso, um grupo de jovens imperatrizenses criaram, no dia 11 de novembro de 2018, o Coletivo RAD – Resistência & Ação Democrática. Segundo declaração do RAD, o nome “expressa bem às intenções do grupo no ambiente em que se encontra. Coletivo: igualdade entre os membros; Resistência: oposição ao autoritarismo, fascismo e anacronismo político; Ação Democrática: trabalho de base e politização de massas”.

 

Banquinhas da democracia

O Coletivo RAD teve seu início durante o segundo turno das eleições 2018. Começou por meio da ideia da estudante, Isabela Pereira Barbosa, atualmente presidente do RAD. Ela conta que começou a participar de movimentos socais durante o período em que morou em Belo Horizonte e que, quando voltou para Imperatriz, pensava em organizar um movimento de ação social como os que teve contato, pois sentia ausência de movimentos semelhantes na cidade. “Vi meus amigos de Belo Horizonte montando as banquinhas da democracia durante as eleições, aí pensei, essa pode ser uma chance legal de unir um grupo de pessoas para militar junto comigo aqui em Imperatriz. Perguntei nas minhas redes sociais quem gostaria de participar, a partir disso, eu e mais quatro pessoas nos unimos, estudamos e montamos a banquinha”, explica a presidente do RAD.

            Após o resultado das eleições que foram contra o que os integrantes das banquinhas da democracia acreditavam, eles se uniram no dia 11 de novembro e conversam, tendo assim a ideia de criar o Coletivo RAD. “Pensamos, poxa, aqui não tem nenhum movimento de articulação que consiga fazer trabalhos de base, que leve informação e articulações politicas a sociedade. Por que na banquinha percebemos muita falta de informação”, conta Isabela. Assim, cada um dos integrantes foram convidando amigos e conhecidos para participar do Coletivo RAD.

Quer participar ou conhecer um pouco mais sobre o Coletivo RAD?

O Coletivo RAD faz frequentemente reuniões abertas, o local e o horário são informados nas redes sociais do projeto. Para mais informações  acesse, o perfil do projeto no Facebook e Instagram, ou converse com um dos integrantes do RAD.

Fotos: Acervo pessoal dos integrantes do projeto.