Aplicativo permite população realizar denúncias eleitorais

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.14″ text_orientation=”justified”]

Faltando pouco mais de 15 dias para as eleições 2018, o aplicativo Pardal (Sistema de Denúncias Eleitorais) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem registrado um alto número de denúncias no Maranhão. Atualmente, foram registradas 318 denúncias eleitorais, e a que mais se destaca é a propaganda eleitoral com mais de 200 denúncias.

Segundo dados do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, este ano o Brasil já recebeu aproximadamente 8 mil denúncias eleitorais pelo sistema Pardal, em quase um mês desde seu lançamento.

O aplicativo foi desenvolvido em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e utilizado em 2014 por alguns estados. Atualmente, todo o País tem acesso e pode realizar denúncias relacionadas as eleições, como compra de votos, crimes eleitorais, propaganda eleitoral, doações, gastos eleitorais e outros.

Além disso, o Pardal orienta a população com informações do que pode e não pode no período eleitoral, como o uso adequado de alto falantes, caminhadas políticas, passeatas e carreatas, carro de som, material gráfico, rádio e televisão e outras ações utilizadas pelos candidatos no período eleitoral.

As denúncias são encaminhadas para o Ministério Público e Justiça Eleitoral para tratar as demandas e o acesso ao App pode ser feito por meio do link https://pardal.tse.jus.br.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]