Foto: Willas Ilarindo

Policiais do 3º Batalhão de Policia Militar em ronda a pé no centro de compras para o dia das mães.

Réporter: Willas Ilarindo

A Policia Militar já iniciou uma operação especial para garantir a segurança nas compras no centro comercial de imperatriz para o feriado de dia das Mães. O reforço no policiamento é tanto para os consumidores quanto para os lojistas, pois haverá uma grande circulação de dinheiro nesse período de compras até o dia 12 de maio.

De acordo com o soldado Vieira do 3º Batalhão de Polícia Militar, em período normal ficam dois policiais na Praça de Fátima de segunda a sábado fora a ronda da viatura. Já para a operação do feriado o policiamento tem efetivo distribuído entre a ronda a pé no calçadão até na Avenida Getúlio Vargas onde se concentram as lojas. “Começamos uma operação aqui no calçadão devido ao ferido do dia das mães e nosso serviço é fazer o policiamento extensivo e preventivo”, relata Vieira.

Para o vendedor de frutas, Ananias, o centro como em toda cidade ela é sempre segura agora já nos bairros que se torna mais perigosa. “Há quatro anos que tenho minha banca e nunca fui assaltado, todos os dias eles estão ai fazendo o trabalho, hoje, perto do feriado aumentou o número de policiais”.

A estudante, Gabriela Freitas, 19 anos, se sente segura ao comprar quando percebe o policiamento em ronda.  “Já tenho pouco dinheiro e ainda ser assaltada não dá. Voltarei amanhã para comprar mais coisas e já vou voltar com a certeza de que terá policiamento e assim poder fazer as compras tranquila”.

A previsão de movimentação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que o volume de vendas para a data deve registrar aumento de 3,8% em relação a 2018, já descontada a inflação. Se as previsões forem confirmadas, 2019 será será o terceiro ano consecutivo de aumento real das vendas desta data. A movimentação financeira deve ser de R$ 9,7 bilhões neste ano, valor equivalente ao de 2014, que foi de R$ 9,6 bilhões.