Patrulhamento ostensivo do terceiro batalhão da polícia traz mais confiança para comerciantes e consumidores no centro comercial da cidade
Por Bruno Gomes
Foto Bruno Gomes

Calçadão de Imperatriz recebe reforço no patrulhamento da Polícia Militar, garantindo mais segurança para pedestres e comerciantes.
A movimentação intensa no Calçadão de Imperatriz exige atenção constante da segurança pública. Localizado na Avenida Getúlio Vargas, o espaço recebe diariamente centenas de pessoas que circulam entre lojas, bancos e pontos de serviços. Para garantir a tranquilidade dos frequentadores, terceiro Batalhão Da Polícia Militar (BPM) reforça o patrulhamento na área central, medida que tem recebido avaliação positiva de comerciantes e clientes.
A segurança no Calçadão de Imperatriz tem sido reforçada por meio de patrulhamento específico da Polícia Militar, ligado ao 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado na Rua Simplício Moreira, no centro de Imperatriz. De acordo com o IBGE (Censo 2022), Imperatriz tem 273.110 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do Maranhão. Por esse motivo é necessário uma segurança pública forte para proteger a cidade.
O sargento Dione da Lima da Silva, com 15 anos de experiência na corporação, a presença ostensiva de policiais garante tranquilidade aos frequentadores do espaço. “Nosso trabalho aqui é essencialmente de prevenção. A determinação do comando do terceiro BPM é que sempre haja pelo menos dois policiais circulando. Isso coíbe assaltos, pequenos furtos e garante mais segurança para quem passa pelo Calçadão”, explicou.
Para o fiscal de loja, Mauro Nascimento Lima, que atua há 15 anos, a presença da polícia dá mais confiança tanto para quem compra quanto para quem vende no local. “Tem os policiais, toda hora mesmo eles estão aqui”.
Já a vendedora Cidiane Francês do Santos, que trabalha há quatro anos no Calçadão, a presença da polícia dá mais confiança tanto para quem compra quanto para quem vende no local. “Acho importante que o policial fique aqui no Calçadão, né? Isso dá mais segurança e confiança para os clientes, inclusive para os próprios donos de loja, caso aconteça algo inconveniente, pois eles podem ajudar. É uma tranquilidade começar o dia sabendo que estão aqui”.
Foto Stephany Apolinario

Sargento Dione da Lima Silva, à direita, e o policial Weukis Costa Medrado, à esquerda, do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Nos casos em que há necessidade de prisão, a equipe solicita apoio de viatura para encaminhar o suspeito. “Se for furto ou lesão corporal, realizamos o procedimento legal e o registro na delegacia. De modo geral, porém, são situações pequenas que conseguimos administrar”, acrescentou o sargento.
A operação de segurança no Calçadão é contínua e integra a rotina do 3º BPM, com o objetivo de reforçar a sensação de segurança da população.