Gidel Sena e Jackeline Bernardo
Estamos num período em que a mudança de hábitos têm sido uma constante atual na vida das pessoas e isso também se aplica no comércio, na forma de consumo e atendimento. Hoje o mercado obedece a decretos que limitam horários e categorias como essenciais ou não essenciais, uma preocupação crescente entre empresários, pois o número de pessoas circulando pelas ruas é bem menor e em consequência disso, causando menos consumo.
Entre as consideradas atividades essenciais, destacam-se os pet shops que desempenham atividades de extrema importância no atendimento primário de prevenção, controle, cuidados com animais em cativeiro e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais, além da venda de produtos que somente são encontrados nestes tipos de estabelecimento, de fato os animais de estimação precisam de cuidados especiais com a saúde e higiene. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de mercado de pets de todo o mundo, com uma população de 54 milhões de cachorros e 24 milhões de gatos nas casas dos brasileiros precisam se alimentar e viraram companhias importantes nesta época de isolamento social, portanto o mercado sentiu menos impacto econômico do que os outros durante a crise da pandemia do novo coronavírus.
Apesar dos dados serem positivos, não é fácil manter os custos do empreendimento, pois para abrir uma clínica veterinária exige um processo diferente, já que o mesmo não pode ser cadastrado como Micro Empreendedor Individual – MEI. Isso acontece devido a este cadastro não permitir que atividades empresariais com um órgão regulador (que fiscaliza e impõe regras) sejam MEI. Os médicos veterinários têm a opção de emitir CNPJ através de EI (Empresa Individual), ME, EIRELI ou LTDA. De acordo com a Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA), a cidade de Imperatriz apresenta 109 estabelecimentos que oferecem diversos serviços para pets, tais como banho e tosa, corte de unhas e desembaraçamento de pelos, que são os mais procurados pelos papais humanos.
Em Imperatriz os proprietários de “petclínicas” consultados em nossa pesquisa afirmaram que houve queda no atendimento presencial logo no início da pandemia e que somente conseguiram manter as portas abertas mesmo que parcialmente devido seus serviços e produtos classificados como essenciais para animais de estimação por serem considerados membros da família de seus clientes.
Quando perguntamos se houve aumento na procura por delivery durante o segundo ano de pandemia, todos concordaram que ‘sim’, porém somente 30% das clínicas pesquisas já ofereciam o serviço ou aderiram para não perder clientela. Já o uso de redes sociais tem sido um grande aliado para a divulgação de seus serviços básicos e de produtos oferecidos em suas lojas. Sobre atendimento clínico via telefone ou por redes sociais, alertamos que nenhuma clínica oferece ou promove atendimentos veterinários por meio virtual, pois esta prática fere o Art. nº 13 do Código de Ética do Médico Veterinário, que veda ao profissional receitar sem prévio exame clínico do paciente, e pode resultar em processos ético-profissionais aos médicos veterinários envolvidos.
Selecionamos seis pets hops que possuem clínica de atendimento veterinário e que devido ao distanciamento social causado pelo novo coronavírus ofereçam atendimento online com entrega de produtos:
BOULEVARD PET BOUTIQUE
Instagram: @boulevardpetboutique (respondem em horário comercial)
Atendimento via WhatsApp: Somente Produtos (fazem entregas)
Serviço de TaxiDog: SIM (cobram taxa)
Atendimento a domicílio: NÃO
Atendimento 24h: SIM (urgência e emergência)
Dias de atendimento: Na loja em dias e horários comerciais
Endereço: Avenida Pedro Neiva de Santana, 920 Vila Lobão (ao lado do Posto Paraty) – Imperatriz-MA
Contato/WhatsApp: 98211-2347
PET MAIS
Instagram: @petmais.itz (respondem em horário comercial)
Atendimento via WhatsApp: Somente Produtos (fazem entregas)
Serviço de TaxiDog: SIM (cobram taxa)
Atendimento a domicílio: SIM (com hora marcada)
Atendimento 24h: Somente em Horário Comercial
Dias de atendimento: Na loja em dias e horários comerciais
Endereço: Rua Benedito Leite, 1159, esquina com Rua Piauí – Mercadinho
Contato/WhatsApp: (99) 99121-4431
SUNNY PET
Instagram: @sunnypetitz (respondem em horário comercial)
Atendimento via Whatsapp: Somente Produtos (fazem entregas)
Serviço de TaxiDog: NÃO
Atendimento a domicílio: NÃO
Atendimento 24h: NÃO. Somente em Horário Comercial
Dias de atendimento: Na loja em dias e horários comerciais
Endereço: Av. Dorgival P. Sousa n°1643 esq. c/ Minas Gerais – Centro
Contato/WhatsApp: (99) 98156-1710
PETCLIN
Instagram: @petclin (respondem em horário comercial)
Atendimento via WhatsApp: Somente Produtos (fazem entregas)
Serviço de TaxiDog: NÃO
Atendimento a domicílio: SIM (com hora marcada)
Atendimento 24h: NÃO. Somente em Horário Comercial
Dias de atendimento: Na loja em dias e horários comerciais
Endereço: Rua Ceará, esq. Aquiles Lisboa, Mercadinho
Contato/WhatsApp: (99) 98148-1282
PET JÚNIOR
Instagram: @clinicapetjunior (respondem em horário comercial)
Atendimento via WhatsApp: Somente Produtos (moto-taxi faz a entrega)
Serviço de TaxiDog: NÃO
Atendimento a domicílio: NÃO
Atendimento 24h: Somente em Horário Comercial
Dias de atendimento: Na loja em dias e horários comerciais
Endereço: Rua Beta, 1286 – Bacuri
Contato/WhatsApp: (99) 99166-5684
SAN PET
Instagram: @sanpetitz (respondem em horário comercial)
Atendimento via WhatsApp: Somente Produtos (fazem entregas)
Serviço de TaxiDog: SIM (cobram taxa)
Atendimento a domicílio: SIM (com hora marcada)
Atendimento 24h: NÃO. Somente em Horário Comercial
Dias de atendimento: Segunda a sabádo
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1018. Vila Redenção 2
Contato/WhatsApp: (99)98258-5884