PET impulsiona alunos na transição para o ensino superior

Com suporte emocional e orientações, cursinho gratuito apoia estudantes a se prepararem para o futuro acadêmico

Por Gabriel Jordan


Foto: Arquivo/PET

Alunos durante aula do Programa de Educação Tutorial no campus da UFMA Imperatriz.

Passadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o clima entre os estudantes e professores foi de expectativa para a prova. No cursinho gratuito do Programa de Educação Tutorial (PET) em Imperatriz, universitários e professores se mobilizaram para transformar o sonho de ingressar na faculdade em realidade. Com aulas de revisão e dicas, o projeto ajuda alunos da rede pública a enfrentarem com mais segurança os dois dias de provas.

Para a professora Nathalie Mendes, que faz parte do programa há 4 anos, as motivações para fazer parte do programa são por identificação. “Eu nunca tive ninguém que pudesse me ajudar, não existia um cursinho social que pudesse auxiliar de alguma forma. E hoje eu posso fazer isso, contribuir para quem não tem”, revela. 

As aulas do cursinho iniciaram no dia 03 de maio com a “aula inaugural”, e seguindo cronograma estipulado pelo projeto, finalizaram no último sábado, 15 de novembro, às vésperas do último dia de provas do ENEM, com revisões das áreas de ciências naturais e matemática.

Sarah Guajajara, aluna de 18 anos participante do curso, comenta que sua rotina de estudos e organização de conteúdos é graças ao apoio do PET. “Estou usando um pouco do meu aprendizado das aulas do PET para desenvolver os estudos pro segundo dia da prova”. Este ano é seu primeiro ano participando do vestibular e ela segue ansiosa para o resultado que será divulgado em janeiro de 2026.

Ela completa que o programa a apoiou desde o início. “O cursinho ajudou muito no aspecto emocional, porque além de preparar pra prova, ele traz motivação, apoio dos professores e convivência com pessoas que estão passando pelo mesmo momento.”

No Maranhão, o número de inscritos no Enem subiu de 178.616 inscritos para 211.383 um salto de aproximadamente 18,5% em 2025. Para informações do gabarito extraoficial, acesse.