Pequenos negócios contabilizaram mais de 1 milhão de admissões no terceiro mês deste ano

Foto: Reprodução

Segundo levantamento feito pelo O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged), mostrou que as micro e pequenas empresas expandiram, contabilizando mais de 1 milhão de admissões e abrindo 88,9% de todas as vagas no mês de março.

Nos últimos meses, o Brasil registrou um saldo de 615 mil novos postos de trabalho, sendo micro e pequenas empresas as grandes fornecedoras de emprego, com 430 mil vagas, correspondendo a 70% do total. O levantamento também indica que as médias e grandes empresas registraram um saldo de 148 mil empregos, 24,1% do total.

Serviços lideram

Segundo Sebrae, o setor de serviços continua sendo o maior gerador de empregos. No terceiro mês deste ano as MPE desse segmento contrataram 74,255 pessoas, com um total, até o momento, de 2073,698 novos postos de trabalho, em 2022.

Já no comércio, tanto as MPE quanto às médias e grandes empresas (MGE) apresentaram saldos menores de emprego. Contudo, no acumulado do ano, as médias e grandes foram as que mais fecharam postos de trabalho: 43.361 mil desligamentos nas MGE, contra 17.434 das micro e pequenas empresas.