Pacientes do Socorrão denunciam falta de neurocirurgião no hospital

Foto: Assessoria da Secretaria de Saúde

Por Maria Gabriela

 

Pacientes do hospital Socorrão relatam a falta de neurocirurgião, além da demora de exames, atendimento médico e ausência de medicações. Uma paciente que não quis se identificar, conta que passou 16 dias esperando por uma cirurgia, “Estou há vários dias esperando para fazer uma cirurgia com o neuro e nada. A gente pergunta na recepção o que está acontecendo, ninguém responde a gente, na verdade nem tentam responder. Deixam a gente largado aqui”. 

 

Na manhã da última terça-feira (12), pacientes que precisam de atendimento de neuro penduraram cartazes de protesto nas janelas do hospital em razão da falta de médicos desta especialidade, que estão em greve devido ao atraso de pagamentos. 

O salário dos profissionais de saúde está atrasado há cerca de seis meses, assim como os dos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), prejudicando os pacientes.

 

O hospital atende, além de Imperatriz, cidades próximas como João Lisboa,  Governador Edson Lobão e povoados vizinhos, fazendo com que a demanda por atendimento seja ainda maior. 

Por meio de nota divulgada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde notificou que está fazendo o possível para efetuar os devidos pagamentos aos profissionais de saúde. Um pagamento parcial foi feito em 05 de setembro de 2023 para especialistas em neurologia e tomografia.

 

Leia a nota completa divulgada à imprensa em 6 de setembro:

“A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece antecipadamente que, apesar da atual crise econômica afetando praticamente todos os municípios brasileiros, especialmente no que diz respeito à manutenção regular dos serviços de saúde, estamos fazendo todos os esforços possíveis para efetuar os pagamentos devidos aos prestadores de serviços complementares do Sistema Único de Saúde. 

Inclusive, já efetuamos um pagamento parcial em 05 de setembro de 2023, referente aos serviços especializados de neurologia e tomografia, demonstrando nosso compromisso em gradualmente resolver todas as pendências financeiras à medida que contamos com recursos orçamentários/financeiros adequados.

Vale ressaltar que estamos adotando várias medidas para otimizar o uso de recursos, ajustando a capacidade instalada e a demanda efetivamente pactuada no município. 

Neste contexto, estamos revisando criteriosamente os contratos existentes, visando aprimorar a gestão dos recursos escassos disponíveis para a saúde neste momento.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) não está inativa e contamos com a compreensão de todos os envolvidos para garantir a continuidade dos serviços contratados, evitando qualquer interrupção no atendimento à população”.