Oficina de cubo mágico estimula raciocínio lógico em estudantes no IFMA

Por: AYRTON ARAUJO SOUZA

Uma oficina foi promovida no dia 16 de março.

Cerca de 20 estudantes participaram de uma oficina de cubo mágico promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). No dia 16 de março, ocorreu uma aula – direcionada a estudantes, administradores e professores da instituição de ensino – com o objetivo ensinar aos jovens como montar o cubo mágico.

Nas três horas de duração, os alunos aprenderam e praticaram as diferentes etapas para a resolução do quebra-cabeça.

Segundo o professor Pedro Júnior, organizador da oficina, o aprendizado do cubo mágico traz benefícios para os alunos. “Muitas pessoas pensam que o cubo é impossível. Não é.”, afirma o educador. “Ajuda no raciocínio lógico, a entender bem a geometria espacial, na concentração, entre outros fatores.”

a foto mostra um professor lecionando uma aula para um grupo de estudantes em uma sala de escola.
A oficina contou com cerca de 20 participantes.

Ryan Stevan, de 15 anos, é estudante do IFMA e foi um dos participantes da oficina. Ele afirma que o evento teve bons resultados e que a maioria dos colegas conseguiu aprender. “Eu achei a oficina bem produtiva. Todo mundo conseguiu montar até agora – acho que só três ou quatro pessoas não conseguiram ainda, mas já estão nos últimos passos.”, disse o aluno.

O evento ocorrido no dia 16 de março foi mais um em uma série de iniciativas para promover o aprendizado do cubo mágico. De acordo com o professor responsável, já foram realizados outros eventos similares – como campeonatos e encontros entre entusiastas da cena.

Ele afirma que há planos para mais no futuro. “Breve, assim, menos de um mês”, confirmou o professor. “Em breve, a gente quer fazer outra oficina”, concluiu. Não foram revelados mais detalhes a respeito do próximo evento.