Oferta de emprego em Imperatriz tem queda de 75%

Texto e fotos de Alisson Mendes

O ano de 2016 tem sido complicado para quem está procurando se inserir no mercado de trabalho, em Imperatriz. Diante da atual conjuntura política e econômica, as empresas estão demitindo mais e contratando cada vez menos. Segundo a gerente da Agência Nacional de Empregos (Sine) de Imperatriz, Maria de Lurdes, conhecida como Luna, essa escassez de emprego se dá devido a instabilidade econômica do Brasil. E questiona: ”Quem está querendo investir no país do jeito que está?”.

Dados coletados de janeiro a maio na agência de empregos de Imperatriz mostram que em 2015 foram 2.613 pessoas inscritas para concorrer as 1.401 vagas de emprego ofertadas, sendo que 1.350 pessoas foram empregadas. Já em 2016 foram 748 pessoas inscritas para 392 vagas ofertadas e apenas 173 contratações, no mesmo período do ano. A procura pelo Seguro Desemprego permaneceu equilibrada entre os dois períodos, foram 1652 requisições em 2015, e 1538 requisições do seguro em 2016.

alisson2

Oferta de emprego diminuiu em Imperatriz
Oferta de emprego diminuiu em Imperatriz

Entre os setores que registaram maior queda na contratação em Imperatriz, o comércio se destaca. A queda nas vendas, a falta de confiança na economia e a previsão de piora até o fim do ano levam os empresários a evitar novos investimentos, além do aumento de custos trabalhistas. A microempreendedora do ramo de confecções Maria do Carmo relata “que nunca tinha passado por um ano tão difícil como esse, de vendas muito fracas e de tão pouca gente no comércio’’.

Por outro lado, setores como Indústria e Energia continuam contratando, mesmo que em menor número. Como por exemplo, a Suzano, indústria de papel e celulose que, devido a sua parada anual de manutenção, contrata alguns trabalhadores para auxiliar na inspeção dos seus equipamentos. Assim como a usina hidroelétrica de Belo Monte que, semanalmente, abre oportunidades para trabalhadores de Imperatriz.

 SERVIÇO

Para concorrer a vagas de emprego na agência do Sine é necessário realizar o cadastro de forma presencia levando Carteira de Trabalho, CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda na internet, pelo Portal Trabalho Maranhão, no endereço www.trabalho.ma.gov.br

Para verificar vagas encaixadas no seu cadastro, ligue (99) 3525-3317 ou procure a agência do Sine de Imperatriz que atende na rua Maranhão, nº 538, Centro. O horário de funcionamento é das 08 horas às 13 horas, de segunda-feira à sexta-feira.